CIDADES

min de leitura - #

Roubos reduzem 55% em Arapongas

Da redação

| Edição de 14 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O município de Arapongas melhorou os índices de segurança em todos os setores, nos dois últimos anos. Nos crimes contra o patrimônio, os roubos caíram 55%. Os números foram apresentados ontem no lançamento do Plano Municipal de Segurança Pública 2019, em solenidade realizada no auditório da Prefeitura. Em sua terceira edição, o plano concentra atividades conjuntas entre as forças de segurança, delimitando metas e ações na área.
Arapongas apresentou em 2016, segundo dados da Guarda Municipal, 707 registros de roubo. Em 2017 foram 444, passando para 371 no ano passado, queda de 55%. Na categoria de roubos à residência, a queda foi ainda maior. Foram 70 registros em 2016, 44 em 2017 e 13 durante 2018, diminuição de 81%. 
Outro crime com queda acentuada foi o de homicídios. Em 2016, foram registrados 21 homicídios dolosos (quando há intenção), em 2017 foram 13 casos e no ano passado sete, uma diminuição de 67%. (veja mais no infográfico desta página).
“Esses números comprovam que a política de segurança pública implantada pela atual gestão está no caminho certo, reduzindo de forma muito significativa os índices de criminalidade”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Sérgio Argati. Segundo ele, em continuação a este trabalho conjunto serão intensificadas ações em tecnologia, como mais câmeras de segurança, maior proximidade com a população, com palestras de segurança nos bairros e repressão ativa no combate às drogas. “Temos uma atuação que é referência não apenas na região, mas também em todo o Paraná. Com isso, a busca por melhorias continua incessantemente”, acrescentou Argati.
O novo delegado chefe da 22ª Subdivisão de Arapongas, Maurício de Oliveira Camargo, também destacou o serviço conjunto. “É notável o trabalho que a Guarda Municipal e demais Forças de Segurança que atuam em Arapongas. A Polícia Civil está à disposição”, frisou, lembrando pontos de fragilidade na estrutura de segurança, como a superlotação de presos e a necessidade de se construir urgentemente um novo presídio. “O município está fazendo a parte dele. Vamos torcer para que o governo estadual e o governo federal façam sua parte”, afirmou o delegado.
Participaram também da solenidade o capitão Dejair Budkevitz, representando o Comando da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, o capitão Élcio José de Meira, comandante do Corpo de Bombeiros, entre outras autoridades.

Modelo de segurança é referência, diz prefeito 
Para o prefeito Sérgio Onofre, há ainda muito por se fazer em termos de segurança, mas os índices precisam ser comemorados. “Sabemos que segurança é algo complexo. Se você chegar para alguém que teve a casa assaltada e disser que os índices de criminalidade caíram, a pessoa vai contestar e terá a razão dela porque continua sentindo o problema na pele. Mas olhando o município como um todo, os avanços são indiscutíveis”, afirmou o prefeito. 
Sérgio Onofre está na presidência do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) e da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e lembra que o modelo de segurança de Arapongas está inspirando outras cidades. “A nossa Guarda Municipal está desenvolvendo um projeto que vai servir como base para toda a Amepar, graças aos resultados que estamos alcançando e ao empenho de todas as entidades envolvidas”, acrescentou.