CIDADES

min de leitura - #

Rua de acesso ao Jaboti ganha iluminação em LED

DA REDAÇÃO

| Edição de 28 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Rua Antônio José de Oliveira, no trecho entre as avenidas Irati, junto à Paróquia Cristo Profeta, e Jaboti, nas imediações da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), recebeu nova iluminação pública. As antigas luminárias, ainda na modalidade rebaixada e com lâmpadas de 70 watts vapor de sódio, foram substituídas por modernas lâmpadas de tecnologia LED, com potência de 190 watts. 

Ao todo, estão sendo modernizados 28 pontos de iluminação, atendendo a um trecho de cerca de um quilômetro bastante utilizado por moradores e frequentadores do Parque Municipal Jaboti, tendo em vista que a rua Antônio José de Oliveira é uma via de ligação que atende a diversos bairros e também é acesso ao parque.  
Segundo explica o engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, diretor-presidente do Idepplan, a modernização da iluminação na rua Antônio José de Oliveira integra a frente de trabalho que vem renovando 340 luminárias em toda região conhecida como “Vila São Carlos”. 
“Nesta região nos deparamos com uma situação atípica. A maior parte do bairro é composta por iluminação pública rebaixada, com luminárias a 3,5 metros de altura. A posição de 5 metros de altura, onde deveria estar a iluminação pública tradicional, foi toda ocupada por fios das empresas de telefonia, fibra ótica, banda larga e televisão a cabo. Os eletricistas da empreiteira responsável pela modernização da iluminação estão tendo trabalho dobrado, tendo que deslocar a fiação para abrir espaço e poder instalar as novas luminárias”, explica Luz. De acordo com ele, o cronograma de serviços já atendeu a 70% do planejado. “A previsão é de que esta frente de trabalho seja concluída até o final da próxima semana”, conclui o diretor-presidente do Idepplan. 
O trabalho é realizado por uma empresa licitada e está dentro de um pacote de serviços iniciado em abril deste ano que prevê a substituição de 4.133 luminárias em vários pontos de Apucarana. O investimento é de R$ 2,6 milhões.