POLÍTICA

min de leitura - #

Sabáudia recebe investimentos

Da Redação

| Edição de 15 de junho de 2021 | Atualizado em 14 de junho de 2021

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Sabáudia, Moises Ribeiro (PP), o secretário de Governo, Almir Batista, e o chefe de Gabinete Juliano Beraldi receberam os empresários Ricardo Marchezoni e Carlos Eduardo Marchezoni da empresa JM2 Acessórios para Móveis. Os empresários adquiriram o terreno e construíram o barracão que já está em fase de acabamento. Eles pediram à Prefeitura o enquadramento da empresa no programa de industrialização onde o município participa com alguns serviços especiais, conforme a lei de industrialização. O prefeito agradeceu a visita dos empresários e ficou satisfeito em saber que grandes empresas estão voltando Sabáudia.

Vacinação em Apucarana 
A vacinação contra a Covid-19 está avançando entre os apucaranenses por faixa etária. Em uma semana a imunização foi feita na faixa dos 59 aos 54 anos e hoje (15) estão sendo vacinadas as pessoas com 53 anos de idade. “As equipes estão mantendo um bom ritmo no atendimento diário pelo sistema de drive thru e também na parte interna do Ginásio de Esportes Lagoão”, avaliou ontem o prefeito Junior da Femac. “Estamos vacinando de domingo a domingo e já passamos de 44 mil pessoas imunizadas com primeira dose, e 16 mil com segunda dose. São mais de 60 mil doses aplicadas em Apucarana”, comentou. Junior destaca que o contágio em pessoas que já receberam as duas doses caiu significativamente. “A vacina no braço é a solução”. 

Vereadores de volta
Os vereadores Mauro Bertoli (DEM) e Moisés Tavares (Cidadania), que testaram positivo para Covid e ficaram ausentes das sessões ordinárias da Câmara de Apucarana nas duas últimas semanas, voltaram aos trabalhos normais de forma presencial ontem. Eles assinalam que já estão totalmente recuperados dos sintomas da doença e agradeceram a Deus, aos médicos, aos familiares e a todas as pessoas que fizeram orações pela recuperação. Também voltou a participar da sessão de ontem o vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), que ficou quinze dias em casa se recuperando de uma crise de gotas (ácido úrico).


Tolerância zero em Jandaia
O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (PSL), anunciou ontem que a prefeitura vai adotar tolerância zero para quem não respeitar as medidas de contenção à pandemia. Segundo ele, a legislação municipal que determina multas para a inobservância do uso de máscaras será cumprida à risca. O diz que prefeito perdeu a paciência após a PM flagrar uma aglomeração com mais de cem pessoas anteontem a noite em um terreno vazio no centro da cidade. “As pessoas me pedem para fechar o comércio. Mas domingo à noite tinha algum comércio aberto, alguma loja desrespeitando? A resposta é não”, disse o prefeito, destacando que não será mais decretado lockdown em Jandaia. “Não vamos prejudicar o comerciante, vamos agir contra quem não respeita as medidas”.

Ação improcedente
A Justiça Eleitoral da Comarca de Apucarana julgou improcedente ação de investigação eleitoral movida pelo PSL denunciando o PL de Novo Itacolomi de ter lançado quatro mulheres como “candidatas laranjas” nas eleições do ano passado. A sentença foi dada pela juíza Márcia Pugliesi Yokomizo, considerando que o fato de as candidatas não terem votos ou poucos votos não é prova suficiente de que elas teriam sido lançadas apenas para preencher a cota de mulheres do partido. A juíza rejeitou ainda denúncia de excesso de parentesco entre os candidatos do PL. Segundo ela, em município pequeno é comum pessoas da mesma família ou parentes disputarem cargos públicos.

MAIS CASAS O deputado estadual Do Carmo (PSL) garantiu ao prefeito Lauro Junior (PSL) a construção de 75 casas populares em Jandaia do Sul pelo programa de desfavelamento Vida Nova, da Cohapar. Investimento será de R$ 6 milhões.
CHEFE DO DETRAN Vítima de complicações da Covid-19, morreu no último domingo o chefe do Posto do Detran-Pr de Manoel Ribas, Luiz Mazurok. O prefeito José Carlos da Silva Corona (PMN) manifestou pesar pela sua morte.
FESTINHAS Alguns prefeitos do Vale do Ivaí estão preocupados com as festinhas clandestinas que ocorrem todos os finais de semana, a maioria em chácaras. Eles prometem agir com rigor contra os responsáveis.
NOVO PREFEITO Sérgio Faust (PL) foi eleito em pleito suplementar no último domingo novo prefeito de Nova Prata do Iguaçu, região Sudoeste do Estado. Ele obteve 51.09% dos votos válidos, derrotando outros dois candidatos.