CIDADES

min de leitura - #

Safra de soja deve atingir 1 mi de toneladas

CINDY SANTOS

| Edição de 18 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Agricultores iniciaram o plantio da safra de soja 2019/2020 e a expectativa é colher mais de 1 milhão de toneladas na região. Na regional de Apucarana, os produtores já plantaram 20% da área total de 22 mil hectares após pequeno período de chuvas, segundo informações do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A estimativa é colher 435.505 toneladas na safra 2019/2020 e obter crescimento de 9.7% em comparação a safra 2018/2019 que registrou a quantia de 396.896 toneladas do grão, conforme dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

De acordo com o gerente da Emater de Apucarana Geraldo Maroneze, as pancadas de chuva registradas na região colaboraram para melhorar a umidade do solo, favorecendo o início do plantio que deve ser concluído no fim deste mês.
“Na região do Distrito de Caixa de São Pedro choveu 40 milímetros, nos distritos de Correio de Freitas e Pirapó entre 20 e 25 milímetros. Os produtores estão aproveitando essas pancadas de chuva para fazer o plantio”, afirma. 
Maroneze tem boas expectativas para a safra de 2019/2020 uma vez que os produtores contam com auxílio da tecnologia, adubo, correção e conservação de solo para evitar perdas. “A produção para o próximo ano será afetada somente se tiver uma nova estiagem, aí sim a safra será prejudicada”, analisa.
 
IVAIPORÃ
Agricultores da regional de Ivaiporã da Seab até agora plantaram 30% da área de 158 mil hectares da safra de soja 2019/2020, segundo dados do escritório regional Departamento de Economia Rural (Deral). O plantio foi iniciado no início do mês após um pequeno período de chuvas, mas neste momento as máquinas estão paradas e os produtores aguardando novas precipitações para retomarem a semeadura. 
Na última safra, com a colheita de 897 mil toneladas, a regional de Ivaiporã contava com área de abrangência de 22 municípios do Vale  do Ivaí e da região central do Estado. A área plantada com o grão era de aproximadamente 300 mil hectares. A partir deste ano a área de abrangência da regional de Ivaiporã é de 15 municípios do Vale do Ivaí e a estimativa é colher 578.445 toneladas na safra 2019/2020, ou seja, 35,5% a menos. Os sete municípios da região central do Estado passaram para a recente regional da Seab instalada na cidade de Pitanga. 

Agricultores esperam chuva para retomar plantio na regional de Ivaiporã
Conforme o agrônomo do Deral de Ivaiporã Sergio Carlos Empinotti, os trabalhos no campo iniciaram quase que de maneira imediata, principalmente nas áreas beneficiadas pela chuva a cerca de 15 dias. 
“A região já sofria há mais de dois meses com o baixo volume hídrico, e a chuva do início do mês foi muito abaixo do esperado. Como o solo já vinha muito seco e o sol dos últimos dias foi intenso o pessoal deu um tempo no plantio”, analisa. 
Ainda segundo Empinotti, apesar do baixo volume plantado a soja está na melhor época para o plantio. “Por enquanto não há expectativas de que este atraso prejudique o andamento da safra. Se tudo correr bem, e o clima colaborar a previsão média de colheita para a temporada é de 3.6 mil quilos por hectare”, comenta.
O produtor Odair Donizete Stabile, de Jardim Alegre relata que plantou cerca de 90 dos 140 alqueires programados para esta safra. “Nós plantamos até domingo, já temos uns 50 alqueires germinados. A terra está muito seca, murcha e não vai nascer com este clima. Mas, o que foi plantado está muito bom”, conta.
Leonardo Pires de Quadros aproveitou as chuvas do início do mês para plantar os 10 alqueires de soja na propriedade dele na localidade de Alto Porã, em Ivaiporã. “Plantei faz uns 15 dias, já está nascido. Agora, a gente espera que chova para que a soja desenvolva bem, queira Deus que a chuva venha logo”, diz.