CIDADES

min de leitura - #

SALTO EM QUALIDADE

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Desde 2015, as prefeituras de todo o país assumiram a gestão da iluminação pública, então responsabilidade das companhias distribuidoras de energia. A medida só não foi implantada antes porque enfrentou forte resistência dos gestores municipais que acreditavam que assumir o trabalho seria inviável. Cinco anos depois, é possível notar um serviço muito mais eficiente e modernizado, graças aos investimentos realizados diretamente pelos municípios com recursos da taxa de Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip).  

O diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Lafayete dos Santos Luz, avalia que a mudança trouxe uma melhoria exponencial. “Quando a Copel era a responsável pelo atendimento havia muita demora no atendimento das demandas e o serviço quase nunca era realizado a contento. Hoje temos um atendimento altamente satisfatório, com trocas de lâmpadas realizadas em no máximo 48 horas da solicitação. A adaptação da gestão no início foi difícil, mas hoje podemos avaliar a mudança como sendo muito positiva. A prefeitura está mais perto da necessidade da população, pode oferecer um serviço mais exclusivo. Sem contar o salto de tecnologia que demos com a instalação de lâmpadas mais modernas, que iluminam mais, gastando menos”, avaliou. 
Para o secretário municipal de Obras interino de Arapongas Ricardo Koike, assumir a administração dos serviços de iluminação do município foi um susto, mas depois os gestores perceberam que o serviço poderia ser otimizado e a população poderia receber uma maior atenção. “Em Arapongas, por exemplo, começamos a atualização desse patrimônio, temos ruas e avenidas muito mais iluminadas e já estamos desenvolvendo até processos de automação dessas luminárias, tudo através de software. Esse tipo de automação nos ajuda a saber, por exemplo, onde tem uma lâmpada queimada na cidade, sem que um morador precise nos avisar. Eu vejo que essa mudança de gestão oportunizou a modernização, uma melhora na eficiência do serviço aliada a uma grande economia na taxa de iluminação pública”, declarou. 
Próxima de alcançar a totalidade da troca da iluminação comum por LED, Jandaia do Sul já realizou a troca de 1.350 lâmpadas nas principais rua e avenidas do centro da cidade e contratou a troca de outras 1.800. De acordo com o prefeito da cidade Benedito José Púpio, o Ditão, nesta segunda etapa, a cidade terá quase 100% das lâmpadas modernizadas. “Na minha avaliação, assumir a gestão da iluminação não foi bom para os municípios, principalmente para os pequenos, já que isso gerou uma grande despesa para as prefeituras que precisaram se remanejar. Deu muita dor de cabeça no começo, mas assumimos e hoje realizamos vários investimentos que tornaram a iluminação melhor, baixando os custos para a população”, afirmou o prefeito. 

APROVA
Em Apucarana, o comerciante Claudio Ferreira Nunes, que trabalha há 5 anos na Avenida Minas Gerais, notou a diferença. “Já precisei solicitar troca de lâmpadas e fui muito bem atendido, o serviço é rápido. Além disso, hoje aqui está muito mais claro, a iluminação ficou muito boa”, disse. 
O caixa de uma loja de conveniências Willian Cândido Nascimento, também trabalha na região e afirma que a segurança aumentou bastante por conta da iluminação. “Principalmente pra gente que trabalha a noite, melhorou muito, porque antes aqui era uma luz amarela, escura, agora está bem claro, a gente se sente mais seguro”, afirmou.