CIDADES

min de leitura - #

Sanepar finaliza ampliação do aterro

Cindy Santos

| Edição de 17 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está finalizando a ampliação do aterro sanitário de Apucarana. Com investimentos de R$ 1 milhão, a nova célula terá aproximadamente 6 mil metros quadrados, com capacidade para recebimento de 150 mil metros quadrados de resíduos. A obra foi solicitada na gestão do ex-prefeito Beto Preto e teve início em setembro de 2019. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em fevereiro, quando o espaço estará pronto para receber os resíduos sólidos urbanos da cidade. 
Para a execução, foram feitas escavações com profundidade próxima a 15 metros, compactação e nivelamento de solo em área de 6 mil metros quadrados, proteção de taludes com 8,5 mil metros quadrados de manta geotêxtil. A obra está na fase de instalação de 13,5 mil metros quadrados de geomembrana que irá garantir a impermeabilização da área. Após a instalação, será feita a disposição de 3 mil metros quadrados de solo compactado para proteção mecânica da geomembrana, permitindo a instalação de drenos para coleta do chorume. 
De acordo com o gerente regional da Sanepar, empresa terceirizada responsável pela administração do aterro, Luiz Carlos Jacovassi, a construção de uma nova célula foi necessária devido o esgotamento da vida útil da primeira célula, que será desativada. Jacovassi salienta que a nova célula irá garantir a correta destinação de resíduos pelos próximos quatro anos no município de Apucarana. “Também é importante lembrar a população da importância da coleta seletiva que gera empregos e renda em Apucarana, além de contribuir para a preservação ambiental e o aumento na vida útil do aterro sanitário, destaca Jacovassi. 
Secretário municipal de Meio Ambiente Sérgio Bobig, salienta que ao aterro devem ser enviados somente resíduos sólidos domiciliares não recicláveis. Ele conta com a colaboração da população para separar o lixo reciclável do orgânico corretamente. “Uma grande parte da população tem consciência e tem separado o lixo da maneira correta. Porém ainda tem muita gente que descarta indevidamente materiais que poderiam ser reutilizados. Tudo é uma questão de consciência, porque conhecimento todo mundo tem. O problema é que muita gente não faz”, comenta. 
Bobig ressalta que o município conta com os serviços da Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap), responsável pela coleta de materiais recicláveis. Para saber os horários e os bairros atendidos pela Cocap, os moradores devem entrar em contato com a secretaria pelo telefone 3423-0142. “Futuramente teremos que partir para multa se acaso o problema continuar. O planeta já está dando sinais que não aguenta mais tanto consumismo e temos que fazer nossa parte. E uma das atitudes mais fáceis, que todos nós podemos fazer é a reciclagem”, assinala o secretário.

Imagem ilustrativa da imagem Sanepar finaliza ampliação do aterro