CIDADES

min de leitura - #

Santa Casa de Rosário do Ivaí vai fechar as portas

Renan Vallim

| Edição de 23 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A diretoria do Hospital Santa Casa de Rosário do Ivaí anunciou nesta semana que a instituição entrará em férias coletivas por tempo indeterminado a partir do dia 1º de agosto. Isto significa, na prática, que o hospital irá fechar as portas. A prefeitura avalia a situação como precipitada e questiona a legalidade da medida.
A Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Rosário mantém, de acordo com a 22ª Regional de Saúde, 33 leitos. Fundada em 1981, a instituição oferece serviços de clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, urgência e emergência 24 horas, raio-x e serviços laboratoriais.
O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), afirma que ficou surpreso com a notícia. “Ninguém esperava uma coisa dessas. Um hospital não pode fechar assim, de repente. Existe um convênio com o Governo do Estado, existem serviços do SUS e, mais importante, existem pessoas que dependem do serviço do hospital. Vamos fazer de tudo para que o hospital não feche”, diz.
Ele afirma que a prefeitura realizou todos os repasses neste ano. “Nós inclusive adiantamos repasses neste ano. De acordo com um balanço feito pelo próprio hospital, das sete parcelas que a prefeitura deveria ter pago na gestão passada, apenas duas foram efetivamente pagas. O mais estranho é que o hospital mal cobrou esses repasses. Me parece que a situação tem motivação política. Já informei a situação ao Ministério Público, que prometeu estudar a situação”. Os repasses são de aproximadamente R$ 16 mil mensais.
A reportagem tentou entrar em contato com a direção do hospital, mas a secretaria da instituição informou que todos os diretores estavam em viagem. 
A 22ª Regional de Saúde afirma que não foi informada da situação pelo hospital. Segundo as regras do Sistema Único de Saúde (SUS), um hospital conveniado deve cumprir um prazo de 90 dias antes de se desvincular. (RENAN VALLIM)