Cidades

Santuário prepara comemoração do centenário dos josefinos no BR

| Edição de

O Santuário de São José, em Apucarana, já trabalha nos preparativos do centenário da Congregação dos Oblatos de São José no Brasil, que será comemorado no ano que vem. 
Um desafio de bike rural, que será realizado no próximo dia 26, na estrada da Juruba, integra a programação festiva. 
“Serão 20 quilômetros para que os ciclistas possam admirar e contemplar a natureza”, destaca Mario Felipe, coordenador municipal de turismo religioso. 
Os interessados em participar dessa atividade deve procurar a secretaria do Santuário São José ou a secretaria do Cine Teatro Fênix. 
Na mesma data, às 18 horas, haverá a encenação do terço nas ruas próximo ao Santuário, seguido de Santa Missa. A programação comemorativa reserva, ainda, a tradicional Macarronada de São José. 
Desde 2016, os Oblatos de todo o Brasil realizam uma série de eventos para marcar a data. O período é chamado “Triênio do Centenário” (2016, 2017 e 2018) e prevê período de retiros, atividades litúrgicas, concursos, congressos, encontros de formação, festival de música, romarias, mostra de fotos e outras atividades. 
Através do Santuário São José, paróquias josefinas em Apucarana atendem comunidades como Distrito de Vila Reis, Jardim Curitiba, Barreiro, Santa Luzia, KM 11,5, Vila Rural Manoel Piassa Sobrinho e Núcleo Adriano Correia. Em Apucarana, os josefinos têm uma atuação histórica desde o ano de 1948. 
Além do santuário, o Oblato de São José está presente na cidade com o Centro de Espiritualidade Josefino de Apucarana, que conta com a Exposição Iconográfica de Nossa Senhora e São José, mãe e pai de Jesus, considerada o maior acervo do gênero do mundo, com seis mil imagens.