POLÍTICA

min de leitura - #

São João do Ivaí nomeia secretária

Da Redação

| Edição de 10 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A prefeita de São João do Ivaí, Carla Emerenciano (PSL), nomeou nesta semana a psicóloga Patrícia Marcelino Parpinelli (foto) para o cargo de secretária municipal de Indústria e Comércio. A pasta foi ocupada até o dia 12 de abril desse ano pelo servidor público Nelson Antônio Paulista, popular Azulão, que faleceu vítima de infarto. De acordo com a prefeita, Patrícia é jovem e demonstra muita disposição para este cargo, além de ser esposa do advogado e vice-prefeito Danilo Parpinelli (PSL), que desde o início da nova gestão esteve ao lado do então secretário Azulão, buscando investidores. Patrícia tem como missão a geração de emprego e renda no município.

Retorno à Câmara 
Os servidores Ronaldo Abreu e André dos Santos, que atuam no gabinete da Presidência da Câmara de Apucarana, voltaram às suas atividades nesta semana, após um período de isolamento social para tratamento de Covid. Outro servidor Emerson Garcia deve retornar na próxima segunda-feira. Já os vereadores Mauro Bertoli (DEM) e Moisés Tavares (Cidadania), também afastados com sintomas de Covid, continuam em isolamento social. Eles estão bem, porém não é certo que eles participem da sessão ordinária de segunda-feira. Por enquanto, a Câmara também continua fechada ao atendimento público por causa do surto de Covid.

Avanço da Covid
A Covid-19 continua avançando nos municípios da região. Nesta semana, o prefeito de Rio Bom, Moisés de Andrade (PSD), determinou o fechamento da Prefeitura por pelo menos um dia para desinfecção. É que o vice-prefeito Anizio Marcelino (PTB) e mais três servidores testaram positivo para Covid e estão em isolamento social para tratamento da doença. Em Bom Sucesso, quem testou positivo para Covid foi o prefeito Raimundo Severiano de Almeida (PSD), o Raimundinho. Ele encontra-se em isolamento social em sua residência para se curar dos sintomas. Segundo informações, ele passa bem.
Máscaras para Faxinal
O prefeito de Faxinal, Ylson Alvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, juntamente com o secretário de Planejamento, Vinicius Theodorovcz Costa, recebeu nesta semana dois kits de máscaras VNI para ventilação de pacientes que necessitam de oxigênio por meio de ventilação não invasiva. Os kits foram disponibilizados pela Agência Sicredi de Faxinal e entregues pelo seu gerente Heliton Ribeiro. Gallo agradeceu a doação e lembrou que a cooperativa Sicredi é uma grande parceira da saúde dos faxinalenses desde o começo da pandemia. “Já recebemos doações de máscaras descartáveis, e agora, mais essa. Essa máscara vai auxiliar pacientes com quadro mais grave de complicações respiratórias”, destacou o prefeito.

Voto eletrônico
Ao participar de debate na Câmara dos Deputados, anteontem, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, reforçou a segurança, a transparência e a auditabilidade do sistema eletrônico de votação vigente no Brasil. Barroso foi indagado por parlamentares que formularam questões relacionadas à adoção do voto impresso, à reforma eleitoral, às ações de combate à desinformação, à urna eletrônica e a todo o processo eleitoral. Barroso destacou que a segurança do voto eletrônico é garantida, pois, até o momento, além de não ter havido sequer um registro de fraude, o sistema não é passível de acesso remoto ou de hackeamento.

SUSPENSO Assim como vem ocorrendo em outros municípios do Vale do Ivaí, o prefeito de Borrazópolis, Dalton Moreira (PDT), também suspendeu o fechamento total do comércio no sábado e domingo conforme era medida da Amuvi.
CPF DE MORTO Em Kaloré, o prefeito Edmilson Stencel (PL) garante que o trabalho de vacinação da população contra a Covid é um dos melhores da região, descartando a possibilidade de alguém ter usado CPF de morto para se vacinar.
DE VOLTA O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) voltou a participar nesta semana das sessões da Assembleia Legislativa, porém de forma virtual. Após ficar internado alguns dias com Covid, ele está em casa em isolamento social.
CPI DA COVID O senador Marcos Rogério (DEM-RO) apresentou uma questão de ordem à Mesa do Senado pedindo que sejam declaradas nulas as deliberações da CPI da Covid desta quarta-feira. Ele disse que foi um “dia triste” na comissão, apontando várias irregularidades.