POLÍTICA

min de leitura - #

São João do Ivaí prepara recadastramento eleitoral

Edison Costa

| Edição de 26 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O recadastramento biométrico dos eleitores de São João do Ivaí, Lunardelli e Godoy Moreira começa no dia 2 de outubro. A coleta de digitais é obrigatória. Quem não comparecer ao Cartório Eleitoral até o dia 15 de dezembro terá o título cancelado, não podendo votar nas eleições, além de outros impedimentos legais. 
Deverão comparecer ao cartório 16.803 eleitores da Comarca, sendo 9.506 de São João do Ivaí, 2.945 de Godoy Moreira e 4.352 de Lunardelli.

Imagem ilustrativa da imagem São João do Ivaí prepara recadastramento eleitoral


A data foi anunciada em reunião com os prefeitos da Comarca, ocorrida recentemente. O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e coordenador da equipe de apoio da biometria no Estado, Marcelo Quentin, participou da reunião com os prefeitos, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de São João do Ivaí. 
Na oportunidade, ele pediu a parceria dos municípios na divulgação do prazo para o cadastramento. “Os eleitores precisam ter ciência com esse compromisso, uma vez que a não regularização implica em penalidades”, alerta Quentin. A juíza da comarca, Andréa de Oliveira Lima Zimath, e o chefe do cartório eleitoral, Juliano Júnior Silvério, também participaram da reunião, dando instruções aos municípios. 
Segundo a juíza, a biometria é um sistema mais seguro, que dará mais credibilidade ao processo eleitoral. “Com essa modernização, as chances de fraudes são quase nulas. É muito importante que a população vá até o cartório eleitoral para o cadastro biométrico”, destaca.
Prevendo que muitas pessoas deixarão de comparecer ao cartório eleitoral para o cadastramento, por conta da indignação com a política nacional, Zimath incentiva os eleitores, dizendo que a mudança depende do voto. “Os eleitores têm o poder de mudar, não adianta escolher pela omissão. Vamos continuar aptos ao processo democrático, fazendo esse cadastramento”, incentiva a juíza.