CIDADES

min de leitura - #

São Pedro intensifica combate ao caramujo africano

Da redação

| Edição de 07 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Vigilância Sanitária e Controle de Endemias de São Pedro do Ivaí está realizado as vistorias em terrenos baldios em diversos pontos do município, com a intenção de combater a propagação dos caramujos africanos, que estão se tornando uma praga no município.

Na semana passada, os agentes fiscalizaram a região do Conjunto Residencial Santa Rita II, onde coletaram 15 kg da espécie. Essa semana, as equipes vistoriaram o Conjunto Residencial Santa Rita I, onde recolheram mais 10 kg.
Além da vistoria, os agentes de endemias estão orientando os moradores sobre as ações a serem tomadas para o combate deste animal invasor, que pode transmitir doenças graves como meningite e hepatite. 
De acordo com a Secretaria de Saúde, caso o morador encontre este molusco, ele deve ligar para a Vigilância Sanitária para fazer a coleta.
“É importante que as pessoas protejam as mãos com luvas ou sacos plásticos na hora de manusear o animal, para evitar a transmissão de doenças. Aconselhamos que assim que verificar a presença do animal, ligue imediatamente para a Vigilância”, explicou a coordenadora do setor de endemias, Aline Verginia Teodoro.
A prefeitura também confeccionou um panfleto com informações de combate ao caramujo que pode ser acessado na página da prefeitura www.saopedrodoivai.pr.gov.br. Os telefones da Vigilância Sanitária são: (43) 3451-1346 ou 3451-1848
O caramujo africano é classificado entre as cem piores espécies exóticas invasoras. Ele pode atingir até 15 cm no Brasil. Tem uma concha amarronzada e possui alta capacidade de se reproduzir. (EDITORIA DE CIDADES)