CIDADES

min de leitura - #

Saúde amplia projeto de atenção ao idoso

Da Redação

| Edição de 12 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um projeto pioneiro iniciado no segundo semestre do ano passado na cidade de Irati, no sudeste do Estado, promete revolucionar o atendimento de saúde às pessoas acima de 60 anos no Paraná. O governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (Sesa), deve expandir a política integral de saúde na atenção ao envelhecimento para todas as regiões do Paraná. A 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, será contemplada neste semestre com uma ‘vitrine’ do programa.

De acordo com o secretário da pasta, Beto Preto, ainda no primeiro semestre de 2020, cada uma das 22 Regionais de Saúde (RS) do Estado, deverão ter ao menos uma Unidade Básica de Saúde (UBS), funcionando como ‘vitrine’ do novo sistema de atendimento. “É uma mudança de raciocínio clínico para abordar estes pacientes. A adequação do atendimento em todo o Paraná deverá acontecer em até 3 anos, mas os modelos nas UBSs que chamaremos de vitrines, deverão ser implantadas em todas as regiões, ainda neste semestre”, garantiu o secretário.
De acordo com ele, o envelhecimento populacional é um fenômeno global, e essa realidade demográfica traz inúmeros desafios para a elaboração de políticas públicas no país. “Ao longo do tempo, teremos um maior número de população idosa em comparação à população jovem no Paraná. Precisamos trazer para a população idosa a mesma abordagem que temos hoje em relação à saúde materno-infantil, por exemplo”, explicou.
O atendimento será implementado através de uma mobilização que visa capacitar todas as equipes de saúde básica do Estado para os assuntos que correspondem a saúde da pessoa idosa, em todas as suas vertentes. “O trabalho consiste em uma abordagem diferente, com uma padronização no atendimento da pessoa com mais de 60 anos, com equipes multidisciplinares nas unidades de saúde e também nos ambulatórios dos consórcios regionais”, disse Beto Preto.
No Paraná, o projeto-piloto de atenção ao idoso, iniciado em Irati, é coordenado pela Sesa, com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Estaduais de Saúde (Conass), em conjunto com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Parcerias para implementação
O consultor técnico Edgar Nunes de Moraes, do Conass, esteve na Sesa nesta semana para alinhar as futuras ações e a necessidade de implementação de uma política intersetorial de promoção ao envelhecimento saudável a partir deste ano, expandindo a experiência para outras regiões do Estado. “O envelhecimento está associado com uma série de mudanças e questões que afetam principalmente a saúde. Então, temos que estar preparados para oferecer a esses idosos um envelhecimento digno, um envelhecimento ativo”, destacou.
Ele enfatizou ainda que o Paraná precisa estar preparado para enfrentar as novas demandas deste público. “O nosso objetivo é fazer com que o Estado seja a vitrine brasileira em termos de envelhecimento ativo, de envelhecimento com dignidade. Esta reunião foi um marco muito importante na definição das estratégias. Foi a primeira vez que vi uma reunião intersetorial, coordenada pelo secretário Beto Preto, apontando objetivos e metas concretas”.