CIDADES

min de leitura - #

Saúde ativa mais 25 vagas de covid-19 para região

DA REDAÇÃO

| Edição de 24 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vinte e cinco novos leitos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 foram ativados ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Jandaia do Sul. Agora a unidade conta com um total de 50 leitos de enfermaria destinados ao atendimento de pessoas com a doença. No total, os três hospitais referência da 16ª Regional de Saúde (RS) somam 247 leitos para Covid.

Segundo a Sesa, a macrorregião Norte soma agora 860 leitos exclusivos, sendo 315 de UTI e 545 de enfermaria. “Seguimos cumprindo nosso papel em ampliar o maior número possível de leitos para garantir atendimento aos pacientes com Covid-19. Só nesta semana já foram ativados 39 novos leitos, 9 de UTI e 30 de enfermaria, em diferentes municípios do Estado. Enquanto houver possibilidade de novas ativações, assim faremos”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
No fim de maio, a Sesa ativou 16 leitos no Hospital Norte do Paraná (Honpar), em Arapongas, sendo 10 na enfermaria e seis na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Agora o estabelecimento de saúde conta com 116 leitos sendo 66 para terapia intensiva e 50 na enfermaria. E no Hospital da Providência, sete novos leitos foram instalados na semana passada, somando um total de 81 leitos, sendo 58 de enfermaria e 23 de UTI.
De acordo com o prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior, os leitos foram ampliados diante do volume de casos confirmados da doença no Estado, lembrando que o hospital recebe pacientes por meio da Regulação Estadual de Leitos. “Esses leitos possuem suporte de oxigênio, monitoramento de equipamentos para saturação e respiradores. Essa ampliação vem nos trazer uma segurança maior no tratamento da doença”, afirma. 

OCUPAÇÃO
Com os novos leitos, a taxa de ocupação de leitos para tratamento da Covid-19 nos hospitais referência da região está em 58%, conforme dados divulgados ontem pela Sesa. Em Apucarana, a taxa de ocupação da enfermaria do Hospital da Providência está em 44%, com 26 pacientes para 58 leitos disponíveis. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a ocupação é de 86%, com 20 pacientes internados nos 23 leitos disponíveis.
Em Arapongas, no Hospital Norte do Paraná (Honpar), a taxa de ocupação para enfermaria está em 60% , com 31 pacientes internados para 50 leitos. Já na UTI, a ocupação está em 89%, com 59 pacientes internados na unidade com capacidade para 66. Com a nova contratualização, a enfermaria do Hospital Nossa Senhora de Fátima atingiu ontem 20% com 10 internados para os 50 leitos.