CIDADES

min de leitura - #

Saúde de Califórnia garante recursos extras

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Saúde de Califórnia foi contemplada com uma verba extra do Governo Federal para custear uma sala especializada no enfrentamento do novo coronavírus. O recurso, de R$ 60 mil, será destinado mensalmente.

Segundo o Secretário de Saúde do município, Pedro Antônio Firmo da Silva,  Califórnia foi um dos poucos municípios selecionados na região. “Neste momento somente Califórnia e Apucarana na 16ª Regional de Saúde foram contemplados. Em julho já recebemos o valor. Custear essa sala sem precisar usar o recurso do município que já direcionado para as ações, acaba te deixando mais confortável. Estamos gastando muito com EPIS e medicamentos e esse recurso é uma ajuda enorme para o município”, disse. 
Conforme o secretário, a sala atende em média 200 pessoas por mês que estão com sintomas de  doenças respiratórias. “Quem chega procurando com sintomas de gripe, já é atendido nessa sala de enfrentamento. Com esse recurso também pagamos um médico, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem, uma equipe contratada somente para atender nessa sala. Com essa sala podemos separar o público em quando necessário, os testes rápidos também já são realizados ” detalha. 
Pedro ressalta os esforços para controlar a propagação da doença no município que tem aproximadamente 8,5 mil moradores e, até ontem, tinha 29 diagnósticos confirmados. “Estamos depositando esperança na vacina que está sendo desenvolvida, mas trabalhamos duro para conscientizar os moradores sobre a importância da máscara, da higienização das mãos. O nosso Centro de Saúde atende com profissionais até às 22 horas, mas é porta aberta 24 horas. Inclusive já realizamos um concurso para contratar profissionais para trabalhar 24 horas na saúde. Estamos trabalhando duro para dar o melhor atendimento a toda população e esse recurso mensal só vem a somar com nossos esforços”, finaliza. (SILVIA VILARINHO)