COLUNAS

min de leitura - #

Saúde e educação

Editoria de Política

| Edição de 12 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), participou ontem do 1º Encontro Estadual dos Articuladores do Programa de Inovação Educação Conectada. No evento, realizado nas dependências do Cine Teatro Fênix, em Apucarana, ele destacou a relevância da iniciativa do governo federal, porém mostrou-se preocupado com o financiamento dela. “Diante da aprovação da PEC que limita os gastos em saúde e educação por 20 anos, eu temo que esse projeto e muitos outros sofram com falta de recursos. O programa Educação Conectada é muito importante, mas precisa de investimentos robustos para que alcance os objetivos a que se propõe,” explicou o prefeito Beto Preto, que também é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).

Parlamento Nesta quarta-feira, às 14 horas, a Câmara de Apucarana realiza a primeira aula com os vereadores eleitos pelo Parlamento Jovem 2018. A aula será ministrada pelo assessor jurídico da Casa, Wilson Penharbel Filho, que vai discorrer sobre Poder Legislativo, atribuições do vereador, sessões da Câmara, proposições e projetos de lei. Segunda aula será dia 26.

Preparação As aulas do Parlamento Jovem de Apucarana têm como objetivo apresentar o funcionamento do Legislativo e, ao mesmo tempo, preparar os vereadores para que possam apresentar em outubro, na primeira sessão ordinária, seus projetos de lei, requerimentos e indicações. O ex-prefeito Luiz Antônio Biachi vai falar de sua experiência.

Diploma A Câmara de Apucarana realiza nesta quinta-feira, às 19h30, sessão solene para entrega do Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias ao Lar São Vicente de Paulo pelos 50 anos de relevantes serviços prestados à comunidade. A honraria foi apresentada pela vereadora Márcia Sousa (PSD), com aprovação unânime da Casa, e lei sancionada pelo prefeito Beto Preto.

Hidrelétrica A comunidade de Lidianópolis está sendo convidada pela Colônia de Pescadores de Porto Ubá para uma audiência pública que vai discutir a construção de hidrelétrica de pequeno porte no Rio Ivaí, entre Jardim Alegre e Grandes Rios. Será nesta sexta-feira, às 19h30, na quadra de esportes de Porto Ubá. Pescadores e moradores são contra a usina. 

Ponte nova Os prefeitos Ilton Shiguemi Kuroda (PV), de Rosário do Ivaí, e Lourdes Bannach (PPS), de Ortigueira, vão inaugurar no próximo dia 23, às 12 horas, a ponte sobre o Rio do Peixe, que liga os dois municípios. Antes. Às 11h30, haverá cavalgada partindo de ambos os municípios com destino até a ponte, que foi construída em conjunto pelas prefeituras com apoio da Klabin.
Problemas Pesquisa Datafolha mostra que, para os eleitores brasileiros, os principais problemas do País hoje são a saúde e a violência. Segundo levantamento realizado nesta segunda-feira com eleitores de todas as regiões do País, 23% dos brasileiros apontam a saúde como principal problema do País, enquanto 20% acreditam ser a violência.

Alta da UTI O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), que sofreu atentado a faca na semana passada, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), informou boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein na noite de ontem. Ainda segundo o Hospital, ele passou para uma unidade de cuidados semi-intensivos.

Tolerância zero O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, defendeu ontem “tolerância zero” com a corrupção e disse que “não passará a mão na cabeça de ninguém” ao ser questionado sobre a prisão do ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e casos envolvendo outros políticos do seu partido, do qual é presidente.

Lava Jato Como parte de sua agenda de campanha, Alckmin participou de uma sabatina promovida pelo jornal “Folha de S.Paulo”, UOL e SBT. “Primeiro, tolerância zero e mais: todo apoio à Lava Jato. (...) A sociedade quer que se apure e faça justiça. Quem cometeu erro, não importa de que partido seja, nós não passamos a mão na cabeça de ninguém”, declarou. 

Caso Cabral O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, foi condenado ontem a mais 47 anos e quatro meses de prisão. Somado aos períodos das outras condenações de Cabral, agora, o total da pena é de 170 anos e 8 meses de prisão. A condenação, pela 7ª Vara Federal Criminal, é por crimes de corrupção, formação de quadrilha e organização criminosa.

Vapt Vupt

O final de ano está chegando e prefeitos da região estão fazendo as contas para fechamento do exercício.               
Em várias prefeituras os atendimentos à população estão restritos por conta do corte de gastos.    
O Tribunal de Contas do Paraná tem agido com rigor no controle dos gastos das administrações municipais.
O Tribunal de Contas tem cobrado de ex-prefeitos devolução de recursos e pagamento de multas.