CIDADES

min de leitura - #

Saúde firma parceria pela regionalização no Paraná

Da Redação

| Edição de 18 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A nova diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, firmaram anteontem a pactuação de um novo modelo de gestão da entidade, com uma sólida parceria com o Governo, especialmente com o fortalecimento da regionalização dos serviços de saúde.

“Todos que passaram pelo Cosems deixaram a sua marca. Agora queremos estabelecer uma relação franca, de convergências. Queremos construir juntos uma relação sólida para efetivar uma política pública forte de saúde nos municípios”, afirmou Beto Preto.
Parte das diretrizes traçadas no Planejamento Regional Integrado (PRI), que vai balizar as ações de saúde, numa espécie de orientador de demandas de diferentes localidades, deve definir as ações do Cosems, segundo o secretário. “Estamos fechando este diagnóstico. Ele é muito importante para auxiliar na aplicação do onde queremos chegar e quais as nossas necessidades, porque este planejamento feito pela Secretaria nos permite a melhor e mais efetiva aplicação do recurso. Por isso, deve servir de documento obrigatório também para o conselho”.
A temática de atenção ao envelhecimento, com o aperfeiçoamento de profissionais de todas as áreas, a efetividade no combate à dengue e a vacinação também foram demandas apresentadas. 
“Temos que colocar todos estes temas na agenda, afinal estamos dialogando com uma entidade representativa dos secretários de Saúde do Paraná. E o trabalho em conjunto entre Estado e municípios é fundamental para avançarmos”, ressaltou.
(AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS)