COLUNAS

min de leitura - #

Saúde regionalizada

Editoria de Política

| Edição de 13 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário da Saúde do Paraná, médico Beto Preto, deu posse anteontem ao novo diretor da 1a Regional de Saúde, baseada em Paranaguá. O evento foi prestigiado pelo diretor geral da Secretaria, Nestor Werner Junior, de secretários municipais de saúde do Litoral, representantes do Porto de Paranaguá, vereadores e servidores da Regional de Saúde, que abrange sete municípios do litoral. Conforme assinalou Beto Preto no ato, o compromisso na gestão do governador Ratinho Junior é trabalhar por todos os 399 municípios. “Precisamos olhar com cuidado para o Litoral e atender as aspirações dos moradores para que não precisem de deslocamento até a capital em busca de tratamento. Vamos investir com vigor na regionalização da saúde”, reiterou o secretário.

Mês da Mulher O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), promoveu ontem uma reunião com oficiais do 10º Batalhão da Polícia Militar. O tema foi o esquema de segurança para o evento intitulado “Apucarana Cidade Mulher”, comemorativo ao mês da mulher, que será realizado no estacionamento do Ginásio de Esportes José Antônio Basso, o “Lagoão”.

Festa no Lagoão O evento “Apucarana Cidade Mulher” terá neste sábado, a partir das 18 horas, show com a Banda Inox, praça de gastronomia, barracas da economia solidária, exposição de profissões, feira de serviços, ginástica e zumba, cursos gratuitos e estandes de universidades e instituições, além de sorteio de brindes. No domingo, a festa começa às 11 horas, com barracas de alimentação.

Atualizada A primeira dama de Apucarana, Carmen Lúcia Isquierdo Martins, vem ganhando elogios pela sua participação nos eventos oficiais do município. Nesta semana, na aberturado do mês da mulher, Carmen recebeu elogios da secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canezin Machado. “Ela demonstra estar bem atualizada com os assuntos de interesse do município”, destacou. 

Título de Beto Richa O vereador Professor Edson (PPS) protocolou projeto de lei na Câmara de Apucarana que cassa o título de Cidadão Honorário do Município concedido ao ex-governador Beto Richa (PSDB). A justificativa é o suposto envolvimento de Beto Richa em esquema de desvios de recursos para construção de escolas e recebimento de propinas de concessionárias de rodovias.

Pedidos Professor Edson diz que apresentou o projeto de lei anulando a honraria concedida a Beto Richa atendendo a pedidos de professores, que não se conformam com desvios de recursos na educação, conforme vem sendo apurado pela operação Quadro Negro. “Beto Richa não merece fazer parte dos cidadãos honorários de Apucarana”, afirma.

Partido forte O vereador José Airton Deco de Araújo considera que o Partido Republicano (PR), do qual ele faz parte, é hoje um dos partidos mais fortes de Apucarana. Isso em função, principalmente, da eleição do Delegado Jacovós para deputado estadual. Ele diz ter a convicção de que Jacovós vai realizar um excelente mandato em defesa de Apucarana e região.

Previdência O vereador Lucas Leugi (Rede) insiste na tese de que demais companheiros de Legislativo devem se levantar contra a proposta de reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional. Segundo ele, não dá para aceitar que um cidadão tenha que contribuir 40 anos para a Previdência para conseguir se aposentar com um salário mínimo só depois dos 70 anos de idade.

Ar condicionado A Câmara de Apucarana já concluiu a licitação para compra e instalação de ar condicionado. No total serão adquiridos quatro aparelhos, sendo dois para o plenário e dois para salas do Legislativo. O valor lançado pelo edital foi de R$ 25.378,00 e a proposta vencedora atingiu o valor de R$ 17.755,00. O presidente da Câmara, Luciano Molina (Rede), diz ter ficado satisfeito com a economia de 30%.

Entrega Após a assinatura do contrato, a empresa vencedora da licitação, a JH Ar Condicionado, de Maringá, terá 30 dias para entrega e instalação dos aparelhos de ar condicionado na Câmara de Apucarana. Além desta, também participou do processo licitatório a empresa AAC Ar Condicionado, também de Maringá. O certame foi transmitido ao vivo pelo Canal da Câmara no You Tube.

Vapt Vupt

Algumas lideranças políticas da região já se movimentam com vistas à eleição de prefeito e vereador.    
É possível que haja muita “cara nova” disputando prefeituras do Vale do Ivaí no pleito de 2020.    
Além das lideranças, partidos políticos também se organizam para a disputa das eleições municipais.
Nos municípios pequenos do Vale do Ivaí, as disputas eleitorais costumam ser bem acirradas entre adversários.