CIDADES

min de leitura - #

Seca já ameaça próxima safra de café

ALINE ANDRADE APUCARANA

| Edição de 18 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em plena época de florada, uma das etapas mais importantes na produção do café, a falta de chuva preocupa produtores. De acordo com especialista na área, a estiagem coloca em risco a cultura e pode gerar quebra na safra do ano que vem. 

De acordo com o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) de Apucarana Paulo Franzini, os meses de julho e agosto foram considerados secos, sem chuvas regulares, o que favoreceu a colheita. Já a chuva que caiu no início de setembro trouxe alívio para as novas plantações e contribuiu para a primeira florada da próxima safra, ocorrida na região na última semana. “A primeira floração é a principal responsável por definir o potencial produtivo do cafezal. Tivemos uma boa florada em toda a área produtiva da região. Nossa preocupação agora, é com o ‘pegamento’ da florada, ou seja, o desenvolvimento do fruto, que depende diretamente do clima”, explicou. 
Somadas, as regionais de Apucarana e Ivaiporã, representam aproximadamente 6 mil hectares de plantio de café. De acordo com Franzini, se as chuvas previstas para os próximos dias não forem confirmadas, a florada pode não se desenvolver. “Estamos em um estágio decisivo para o desenvolvimento do grão. Com a boa florada que tivemos, se a chuva vier, teremos uma boa safra no ano que vem. Mas se a seca permanecer, podemos perder uma boa parte da produção”, afirmou. 
O produtor apucaranense Selvino Alves de Souza teve uma grande florada do café em sua propriedade no último final de semana. Porém, ontem à tarde, ele esteve revistando alguns pés de café e percebeu que o sol forte e o intenso calor já estão prejudicando as plantas. “Percebi que ainda tinha florada para abrir, mas está perdida porque o sol queimou o botão. Esperava outra florada no próximo fim de semana, mas essas flores não abrem mais. Além disso, o clima muito quente está murchando o pé de café, estão ficando fracos. Se não chover nos próximos dias, nem sei o que vai acontecer”, disse. 

PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as previsões de chuvas para a região não são muito animadoras. A previsão para os próximos dias prevê algumas pancadas de chuvas para este sábado (21), que não devem ultrapassar os 2.4 mm. O tempo segue quente e estável até a próxima quinta-feira (26), quando deve chover novamente um volume um pouco maior: cerca de 6.8 mm.