POLÍTICA

min de leitura - #

Secretaria da Agricultura será reestruturada

Da redação

| Edição de 03 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), e o vice-governador Darci Piana (PSD) prestigiaram a transmissão do cargo de secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, ontem, na sede do Instituto Emater, em Curitiba. O economista Norberto Anacleto Ortigara tomou posse, em substituição ao empresário George Hiraiwa, que comandou a pasta nos últimos nove meses.

O governador e o secretário confirmaram a reestruturação administrativa da pasta, abrangendo as empresas vinculadas, para atender ao compromisso da atual gestão de reduzir a máquina pública e torná-la mais eficiente.

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria da Agricultura será reestruturada


“O objetivo é imprimir agilidade, eficiência e menos burocracia ao sistema de Agricultura”, afirmou o governador. Ele explicou que a ideia é modernizar as empresas sob uma única gestão, conforme modelo que está sendo estudado pela Fundação Dom Cabral.
Ratinho Junior lembrou da redução das secretarias de Estado de 28 para 15. O governador destacou que enxugamento também vai abranger empresas públicas, de economia mista, autarquias e fundações.
Na área da agricultura deve haver a fusão das empresas vinculadas de assistência técnica e pesquisa agrícola como Instituto Emater, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, além da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar).
A fusão das vinculadas em uma única empresa não visa a diminuição de servidores. “Não podemos abrir mão desse capital humano que ajudou a construir a agricultura paranaense até agora. Temos planos para atrair investimentos ao setor e para isso precisamos de projetos executivos para atrair os recursos que precisamos”, afirmou o governador.
Ratinho Junior destacou que Norberto Ortigara é servidor de carreira do Governo do Paraná e profundo conhecedor da agricultura paranaense. “Tem perfil inovador e de trabalho para modernizar as autarquias. O objetivo é fazer o Paraná o protagonista na produção de alimentos no País”, enfatizou.

MUDANÇAS 
Segundo o secretário Norberto Ortigara, o estudo para fusão das empresas vinculadas vai fortalecer as áreas de assistência técnica e pesquisa e também o trabalho da Codapar. “Uma empresa que tem rigidez competitiva e que precisa ser modernizada para atuar com mais eficiência na adequação de estradas rurais”, disse.
“Nesse processo vamos chegar a uma proposta de consenso, ouvindo a sociedade, os servidores. Os tempos atuais impõem mudanças para um estado eficiente e é nesse contexto que estamos estudando essa reforma”, antecipou Ortigara.
Ortigara falou também do avanço na questão sanitária que o Paraná pretende neste ano de 2019. Ele lembrou o compromisso assumido com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a antecipação do processo junto ao Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (Pnefa) para obter a declaração de estado livre de febre aftosa sem vacinação.
Da região, estão sendo nomeados para cargos na Seab os agrônomos Nelson Harger, de Apucarana, como diretor de Extensão Rural, e Richard Golba, de Cândido de Abreu, como diretor-presidente da Ceasa.

Governador nomeia equipe da Segurança
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) nomeou a nova equipe da área de Segurança Pública do Paraná. Os decretos de nomeação foram editados na quarta-feira e listam os nomes que assumem os principais cargos da Política Militar, Civil e Polícia Científica.
No Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná assume o Coronel Péricles de Matos, que chefiava o Comando Regional de Curitiba. O subcomandante-geral é o coronel Antonio Carlos de Morais, que respondia pelo Comando de Maringá. A Chefia do Estado-Maior da Polícia Militar passa a ser ocupada pelo coronel Lanes Randal Prates Marques e a Corregedoria-Geral pelo coronel Ênio Soares dos Santos.
Na Polícia Civil, o novo delegado-geral é Sílvio Jacob Rockembach e Leon Grupenmacher é o diretor-geral da Polícia Científica.
Com as novas nomeações anunciadas, a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, ex-comandante-geral da Polícia Militar, e o Coronel Arildo Luís Dias, ex-subcomandante- geral, passam à condição de adidos da Diretoria de Pessoal da PMPR. É a mesma função que será assumida pelo ex-comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, Coronel Mauro Celso Monteiro. (AENOTÍCIAS)