CIDADES

min de leitura - #

Secretaria de Educação lança Prova Paraná

Da Redação

| Edição de 21 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) lançou ontem a Prova Paraná, primeira grande ação desenvolvida pelo Núcleo de Cooperação Pedagógica da Superintendência da Educação e que alcançou a adesão de 398 municípios. O lançamento aconteceu no Teatro Guaíra, em Curitiba, durante o Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios, evento organizado para marcar o início de uma série de ações de apoio pedagógico aos municípios do Paraná.

A Prova Paraná acontecerá nas escolas sempre no início do bimestre e tem a função de fornecer informações sobre os conhecimentos, habilidades e competências dos estudantes, a fim de auxiliar os professores e pedagogos na organização dos processos de ensino e aprendizagem.
“É uma ferramenta para a rede estadual de ensino ajudar os professores na missão de ensinar, e nossos alunos a aprender mais. A adesão dos municípios à Prova Paraná vem engrandecer essa ação pedagógica e esperamos que seja apenas a primeira de muitas outras parcerias com os municípios”, disse o secretário estadual da Educação, Renato Feder, ao abrir o evento.
A ideia é que, após a correção dos testes, os professores e demais profissionais da Educação tenham informações mais aprofundadas sobre as dificuldades dos alunos, de modo a conseguir desenvolver estratégias pedagógicas e de ensino mais adequadas para ajudá-los a superar tais dificuldades.
A primeira Prova Paraná será aplicada no dia 13 de março para os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental (dentro do acordo de cooperação com os municípios), do sexto e nono anos do Ensino Fundamental (já no âmbito da rede estadual de educação) e do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio. A avaliação terá 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.
O Governo do Paraná vai disponibilizar às escolas o caderno de prova e o aplicativo para correção digital e instantânea. O aplicativo também irá gerar relatórios com os resultados, facilitando a análise posterior por parte dos professores. Com esse recurso, a correção das provas de cada turma deverá levar cerca de 10 minutos.
Apucarana já aderiu à avaliação, que já tem a primeira prova marcada para o dia 15 de março. “A Prova Paraná é mais uma ferramenta de diagnóstico, para melhoria do aprendizado em nosso município, nos mostrando o resultado mais rápido”, avaliou a secretária de Educação, Marli Fernandes, que esteve no evento junto com uma comitiva da cidade.

Apucarana é exemplo, diz Seed
A Secretaria Estadual de Educação (SEED) quer estabelecer cooperação de trabalho com as secretarias municipais de educação, e o modelo desenvolvido em Apucarana, a partir de 2013, irá contribuir no planejamento do Estado.
O prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac, a diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), Marli Fernandes; e procurador jurídico do município, Paulo Vital participaram do encontro realizado ontem em Curitiba.
A qualidade do ensino integral de Apucarana, com média 7,5 no IDEB de 2018, a maior entre os municípios de mesmo porte, foi destacada pelo secretário, como prática a ser aplicada. “Apucarana é um dos nossos melhores resultados e cabe a nós amplificar experiências assim para todo o Estado. Este modelo vai ser copiado”, frisou Feder.
O prefeito em exercício, Júnior da Femac, colocou o município a disposição e convidou o secretário Renato Feder para vir conhecer as escolas e modelo de Apucarana. “Ele confirmou que vai estar conosco no dia 7 de março quando teremos o encontro da Mulher Educadora. Os municípios têm procurado acertar na educação e Apucarana é o carro-chefe deste trabalho”, observou.
A SEED busca uma atuação conjunta do Estado e os municípios para melhorar o aprendizado dos alunos no ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano e no ensino médio, que tem uma avaliação muito baixa. Neste quesito, o Paraná saiu da primeira colocação nacional na avaliação do ensino médio em 2009, para o sétimo lugar em 2017.