CIDADES

min de leitura - #

Secretaria de Educação orienta sobre BNC

Da redação

| Edição de 22 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

C
Estados e municípios terão que elaborar base nacional curricular
A Secretaria da Educação do Paraná lançou um vídeo explicando todas as etapas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Elaborado pelo Departamento de Educação Básica, o vídeo tem cerca de 4 minutos de duração e visa explicar ao público geral, e sobretudo à comunidade escolar, todo o processo de elaboração da BNCC e as etapas que ainda faltam para que seja implantada nas escolas.
O chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria, Cassiano Ogliari, explica que em dezembro de 2017, o Conselho Nacional de Educação aprovou a BNCC para as etapas da educação infantil e do ensino fundamental da educação básica. “A partir de então, estados e municípios, em regime de colaboração, começaram a elaborar seus referenciais regionais. O Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações foi feito e agora está em consulta pública, para colaboração de toda a sociedade”, informa Ogliari. 
Participaram da elaboração do Referencial Curricular do Paraná a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná (Undime-PR), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e Conselho Estadual de Educação (CEE). 
O documento pode ser acessado em www.youtube.com/watch?v=48VtPzl7URU. Toda a sociedade pode contribuir com sugestões. Para facilitar o acesso, a Secretaria criou um tutorial explicando como os interessados podem enviar suas contribuições.
De acordo com Ogliari, o vídeo vai ajudar as pessoas entenderem melhor todos os processos de criação e implementação da base, bem como seus papéis como agentes fundamentais em todo o processo.
A consulta estará aberta a contribuições até o dia 12 de agosto. O documento também será estudado na Semana Pedagógica de julho para os professores da rede estadual e nos períodos de estudos do início do segundo semestre das escolas da rede municipal e particular. (DA REDAÇÃO)