COLUNAS

min de leitura - #

Secretaria em nova sede

Editoria de Política

| Edição de 06 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Apucarana (Sema) começa a funcionar hoje em sua nova sede, localizada às margens do Lago Jaboti. O prefeito Junior da Femac (PDT) explica que o espaço físico é bem maior e a localização mais adequada, por estar junto a um parque ambiental. A nova sede será apresentada na manhã de hoje, a partir das 9 horas, à imprensa local, durante visita do prefeito Junior da Femac. No local também estará de prontidão para qualquer eventualidade uma equipe da Guarda Municipal com viatura. “Condutas irregulares em relação à colônia de capivaras e pássaros no parque serão repreendidas com mais agilidade e rigor”, avalia o secretário do Meio Ambiente, Sérgio Bobig.

CMEI Josa Ribeiro Será autorizada na tarde de hoje, às 16h30, no gabinete municipal, pelo prefeito Junior da Femac, a ordem de serviço para o início imediato das obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Josa Ribeiro, situado na Vila São Carlos. Participarão do ato representantes da empreiteira vencedora do processo de licitação, vereadores e secretários municipais.

Duplicação O contrato com a empresa vencedora da licitação do projeto de duplicação do trecho urbano da BR-376, que vai do Estádio Olímpio Barreto até o viaduto do contorno sul, será assinado em ato previsto para as 16 horas desta sexta-feira. Segundo o prefeito Junior da Femac, a obra será custeada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística, com orçamento estimado em R$ 5 milhões.

Diplomação A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza hoje às 16 horas, no Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Clotário Portugal, de Apucarana, a diplomação dos onze alunos eleitos vereadores para o Parlamento Jovem do município. A diplomação, em parceria com a Câmara de Vereadores, é mais uma etapa da instalação do parlamento referente a 2019.

Parlamento Os vereadores do Parlamento Jovem de Apucarana representam os colégios estaduais Izidoro Cerávolo, Santos Dumont, Três Reis de Oliveira, além do Sesi. Serão diplomados Evelyn Querio, Lucas Gabriel Santos, Naama Santos Diniz, Maria Eduarda da Silva, Roberlaine Martins, Maria Rafaela Simões, Lucas Gomes de Andrade, Lucas Raone Pereira, Kaylany Cristina Pereira, Victor Hugo Gomes e Marcos Antônio Claudino.

Redutor de ar Os vereadores Wellyngton Jhonnis (PSB) e Otair Aparecido Senes (PSL), o Dominado, de Borrazópolis, apresentaram projeto de lei na Câmara obrigando a Sanepar a instalar redutores de ar em todos os relógios medidores de água do município. A intenção é evitar que o ar que se comprime nos canos seja acrescido no consumo da água, elevando o valor da conta. Projeto idêntico já foi aprovado em outras cidades, mas sem sucesso.

Consumo De acordo com os vereadores Wellyngton Jhonnis e Dominado, de Borrazópolis, estudo feito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) mostra que, na passagem de 360 litros de água pelo relógio medidor, por uma hora, o volume de ar misturado pode chegar a 80 litros por hora. Isto significa que o consumidor estaria pagando a mais pelo ar que passa pelo cano.

Sessões às 19h A Câmara de Vereadores de Mandaguari vai antecipar provisoriamente o horário das sessões ordinárias que acontecem às segundas-feiras. Nos próximos dias 10, 17 e 24, as sessões vão começar às 19h30, ou seja, meia hora antes. O objetivo é fazer com que mais pessoas assistam às sessões e essas terminem dentro de um horário que não seja muito tarde da noite.

Experiência Segundo o presidente da Câmara de Mandaguari, Hudson Guimarães (Cidadania), devido ao grande número de matérias e pronunciamentos dos vereadores sobre os assuntos pertinentes, às sessões têm ultrapassado as 22h30, fazendo com que muita gente vá embora antes do término. A mudança do horário será provisória, para ver se a experiência vai dar certo.

Emendas O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem, em dois turnos, a PEC do Orçamento Impositivo. Pelo texto, o governo federal fica obrigado a liberar a verba de emendas parlamentares de bancada para ações previstas no Orçamento. As chamadas emendas de bancada são as apresentadas por deputados e senadores de cada Estado para ações específicas na sua unidade da Federação.

Vapt Vupt

Em toda a região já são muitos os pré-candidatos a prefeito e a vereador nas eleições de 2020.
Quem quiser se candidatar a algum cargo eletivo, no entanto, terá que ter a ficha limpa na vida pública e privada.
O que atrai muitos candidatos a vereador é a possibilidade de ter um ganho extra com os subsídios.
No Vale do Ivaí, há muitas lideranças que nunca se candidataram a cargo público e querem entrar na disputa.