CIDADES

min de leitura - #

Secretaria faz alerta sobre agrotóxicos

Da redação

| Edição de 05 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Apucarana inicia nesta semana um trabalho visando levar novas orientações aos produtores rurais sobre o uso correto de agrotóxicos. Segundo explica o secretário Municipal José Luiz Porto à orientação visa atingir todos os produtores rurais do município, com foco especial às áreas vizinhas as que aderiram ao Programa Terra Forte, que em sua vertente principal incentiva a diversificação da produção agrofamiliar através da fruticultura.
“É normal nesse período de setembro a janeiro, acontecer o pré-plantio com a utilização de agrotóxico para preparo do solo. E é quando começamos a receber reclamações de casos de fitotoxidade (requeima) causado pelo herbicida 2.4-d, usado no controle de ervas daninhas nas culturas da soja, milho e trigo. O que estamos procurando é fazer uma ação preventiva no sentido de evitar transtornos maiores ao projeto”, assinala Porto.
A secretaria preparou um documento orientativo sobre a ação do uso do herbicida. “Trata-se de uma conscientização e alerta para a importância do assunto. Dependendo da topografia da propriedade, da velocidade do vento, do tipo de bico de aplicação, o agrotóxico aplicado inadequadamente pode se expandir em até três quilômetros, causando prejuízos a terceiros”, reforça o secretário.
Além da fruticultura, as hortaliças são outras culturas suscetíveis ao uso irracional de agrotóxicos. “Em ambos os casos, a fitotoxidade pode causar perda total”, explica.