COLUNAS

min de leitura - #

Secretariado em Arapongas

Editoria de Política

| Edição de 16 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Sergio Onofre da Silva (PSC), fez ontem mais uma reunião de trabalho com seu secretariado, onde a pauta principal foi a apresentação das ações de cada secretaria. Além da prestação de contas, a reunião também serviu como planejamento para os próximos meses e para anunciar mudanças no secretariado. Sobre as alterações no primeiro escalão, o prefeito esclareceu que elas partiram de decisões pessoais dos respectivos titulares das secretarias de Segurança Alimentar e Nutricional e Esporte. Dessa forma, no lugar de Sandra Podanoski, que respondia pela Secretaria de Segurança Alimentar, assume Niele Melo, e na Secretaria de Esporte, Altair Sartori assume no lugar de João Cavalari. “Aos que saem agradecemos o empenho e dedicação durante o período que ocuparam o cargo e aos que chegam desejamos um trabalho profícuo e a contento da comunidade”, reiterou o prefeito.

Dívidas I Prefeitos estão na Capital federal participando da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. E poderão obter uma importante conquista. O governo estaria disposto a atender a uma das principais reivindicações, que é a renegociação das dívidas com a Previdência Social.

Dívidas II Atualmente as prefeituras podem parcelar suas dívidas com o INSS em até 60 meses, pagando um mínimo de 20% do valor devido. A proposta do governo é aumentar o número de parcelas para 180 meses. Os juros teriam uma redução de 40% a 50%, além de redução de 25% nas multas.

Reinauguração O prefeito de Faxinal, Ylson Alvaro Cantagallo (PMDB), reinaugura hoje à noite o ginásio de esportes Manecão, que foi totalmente reformado. A solenidade estava prevista para o último dia 5, porém foi adiada em função da morte da ex-vereadora Lourdes Soares Farias.

Flores às mães Em Kaloré, o prefeito Washington Luiz da Silva (PSDB), distribuiu no último final de semana em torno de duas mil flores às mães do município, em diferentes bairros da cidade e zona rural. O objetivo foi homenagear as mulheres por ocasião do Dia das Mães.

Festa do Milho Cerca de 30 mil pessoas, na avaliação do prefeito Hermes Wicthoff (PTB), participaram da Festa do Milho de Mauá da Serra realizada no final de semana. “Acima de tudo foi uma festa das famílias de Mauá da Serra e do Vale do Ivaí”, afirma, destacando o clima de confraternização.
Reformas Durante sua passagem por Mauá da Serra, no último final de semana, o deputado federal Sérgio Souza (PMDB), defendeu a necessidade das reformas trabalhista e da Previdência propostas pelo presidente Michel Temer (PMDB). Ele acredita que não haverá prejuízos ao trabalhador. 

Reajustes salariais Prefeitos da região de Curitiba assinaram, ontem, uma carta que prevê a suspensão de negociações salariais com os servidores, em razão da crise financeira que afeta municípios. O documento foi assinado pelos prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).

Discussão A carta dos prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba propõe que os aumentos e a reposição salarial aos servidores municipais não sejam automáticos, todos os anos, mas que sejam discutidos tão logo as receitas públicas dos municípios permitam, sempre dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ao Congresso A carta da Assomec, assinada no gabinete do prefeito Rafael Greca (PMN), será enviada a Brasília. A ideia é que seja lida em plenário pelos deputados e senadores. Cada prefeito também vai entregar esta carta nos sindicatos e instituições representativas, para que esses tenham conhecimento da proposta dos prefeitos.  

Deputados O Paraná deverá receber cerca de 500 deputados estaduais de todo o País na Conferencia Nacional da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais), que acontece de 7 a 9 de junho em Foz do Iguaçu. A conferência foi lançada ontem, na Assembleia Legislativa do Paraná, com a presença de toda a diretoria da Unale.

Vapt Vupt

Vários prefeitos do Vale do Ivaí viajaram ontem pela manhã para participarem da Marcha a Brasília.        
Alguns prefeitos levaram para Brasília também vereadores para reforçar a luta municipalista.          
Possível queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a partir de junho preocupa prefeitos.        
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) recomenda cautela aos prefeitos nos gastos públicos.