CIDADES

min de leitura - #

Segurança alimentar é tema de encontro

Da redação

| Edição de 16 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Apucarana (COMSEA), com apoio da Prefeitura e entidades diversas, realizou ontem um painel de experiências com a realidade local para confrontar a migração rural. Aberta ao público, a atividade teve início às 13h30 e seguiu até às 17h no Auditório Gralha Azul da Unespar/Fecea. Neste ano, o tema do Dia Mundial da Alimentação é “Mudar o futuro da migração – Investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural”. Em razão disso, foram realizados painéis com especialistas para debater o tema. 

Imagem ilustrativa da imagem Segurança alimentar é tema de encontro


“No objetivo dos desenvolvimentos sustentáveis, a segurança alimentar é considerada uma condição complexa que exige um enfoque holístico e uma série de ações complementares para atacar as causas da fome e da desnutrição. As ações necessárias incluem: promoção do desenvolvimento sustentável, melhoria da produtividade e aumento da renda dos pequenos produtores de alimentos, resiliência do sistema de produção de alimentos e uso sustentável da biodiversidade e recursos genéticos. Isso significa levar em conta e envolver diretamente todas as pessoas, inclusive os migrantes” disse o presidente do Consea de Apucarana, Alexsandro Ribeiro de Sousa. 
“Este evento visa conscientizar a opinião pública sobre a importância da alimentação e a nutrição, que são requisitos básicos para a promoção e proteção da saúde, possibilitando o crescimento e o desenvolvimento humano com qualidade de vida e cidadania. Uma boa refeição é sinônimo de uma vida saudável”, destaca o secretário municipal de Agricultura, José Luiz Porto que representou o prefeito Beto Preto.
Participaram da solenidade a vereadora Márcia Sousa, Mario Bezerra, chefe regional da Seab, Cristóvon Ripol, chefe do núcleo regional da Emater, Ana Paula Nazarko, Secretária Municipal de Assistência Social, Irmã Giovana Aparecida Ramos, diretora geral do Hospital da Providência e demais convidados. 
Entre as entidades parceiras estão a Coocapi, Colmeia, Acia, Emater, Seab e o Nucleo Nós Podemos Vale do Ivaí.

ENTENDA 
A cada ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) celebra o Dia Mundial da Alimentação no dia 16 de Outubro, para comemorar a fundação da Organização em 1945. Neste dia são organizados eventos em mais de 150 países no mundo inteiro, tornando-o num dos dias mais celebrados do calendário nas Nações Unidas. Estes eventos promovem a consciência e a ação global em prol daqueles que sofrem de fome e apela à necessidade de garantir a segurança alimentar e uma dieta nutritiva para todos.