OPINIÃO

min de leitura - #

Segurança pública exige investimento permanente

Da Redação

| Edição de 22 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Todos os investimentos voltados para melhorar a segurança pública precisam ser destacados. É fundamental buscar alternativas para reduzir a criminalidade. A situação atual da maioria dos municípios é inaceitável. É preciso devolver o mínimo de tranquilidade à população. 

Nesse sentido, o “Projeto Muralha Virtual Veicular” é uma aposta interessante do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel). A iniciativa, ainda em fase de estudo, prevê a instalação de câmeras de identificação de placas de veículos em todos os municípios pertencentes à associação. Esses equipamentos contarão com a tecnologia (Optical Character Recognition), que faz o reconhecimento de caracteres. Assim, será possível fazer a identificação imediata de carros furtados ou com irregularidades, que podem estar sendo utilizados por criminosos ou quadrilhas, e fazer o alerta à polícia.

O projeto contará com aporte do Ministério da Justiça e será implantando em todos os municípios pertencentes ao Cismel. Atualmente, o consórcio é formado por 10 cidades, mas será ampliado para 19. Todos os municípios contarão com essas câmeras em pontos estratégicos. A intenção principal é prevenir a ocorrência de crimes, formando um grande “cinturão” de proteção ou, como diz o próprio projeto, criar uma “muralha virtual”. 

O poder público tem a obrigação de buscar alternativas para reduzir os índices de criminalidade. É preciso inovar e buscar alternativas que ajudem os órgãos policiais. As prefeituras e a própria sociedade não podem jogar toda responsabilidade nas contas das autoridades. É claro que as polícias têm a obrigação legal de garantir a segurança. No entanto, a criminalidade vem avançando consideravelmente e também aperfeiçoando seus métodos. Em resposta, é preciso também buscar alternativas e inovar para dificultar ao máximo a operação de quadrilhas. O “Projeto Muralha Virtual Veicular” é uma aposta interessante nesse sentido. Afinal, na maioria dos casos, os bandidos utilizam carros furtados ou clonados para praticar seus crimes. 

As autoridades não podem ficar paradas. O Cismel foi criado justamente para melhorar a segurança pública, viabilizando projetos e recursos. O consórcio precisa funcionar efetivamente. As câmeras instaladas nos municípios foram importantes, embora a manutenção desses equipamentos se mostrou falha ao longo dos anos. Viaturas e tasers também foram adquiridos graças à união dos municípios, mas é possível fazer muito mais para proteger a população. O “Projeto Muralha Virtual Veicular” é um exemplo positivo nesse contexto.