ESPORTES

min de leitura - #

Seleção Brasileira tenta fechar o ano em "paz"

Gazeta Press

| Edição de 16 de novembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Terminar o ano com tranquilidade. Esse é o objetivo da Seleção Brasileira que enfrenta o Peru hoje, às 22 horas (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela quarta rodada das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018.

Imagem ilustrativa da imagem Seleção Brasileira tenta fechar o ano em "paz"

Depois do empate por 1 a 1 com a Argentina, em Buenos Aires, os canarinhos, que somam quatro pontos, assumiram a quarta posição, entrando na zona de classificação. Se manter nela é a senha para evitar aumentar o clima de cobranças. O problema é que os peruanos, na sétima posição com três pontos, ganharam novo fôlego com o triunfo por 1 a 0 sobre o Paraguai.
Na última partida disputada no Arena da Fonte Nova, o Brasil goleou a Itália por 4 a 2, pela última rodada da fase de grupos da Copa das Confederações de 2013. A Seleção nunca perdeu um duelo no estádio e, segundo estimativas oficiais, todos os 45.000 lugares disponíveis estarão ocupados pela torcida baiana.
Ciente da acolhida mais afetuosa que o Brasil costuma ter nos Estados nordestinos, a CBF tem procurado agendar os compromissos iniciais das Eliminatórias para as arenas da região que foram utilizadas na última edição da Copa do Mundo. Na segunda rodada, o empurrão dado pelas arquibancadas no Castelão, em Fortaleza, permitiu que a Seleção vencesse a Venezuela por 3 a 1 – a equipe havia sido derrotada na estreia pelo Chile, por 2 a 0, em Santiago. Agora, o time canarinho tentará buscar o mesmo efeito ao medir forças com o Peru.
O jogo em Buenos Aires, disputado na última sexta-feira, expôs as fragilidades defensivas e a dependência que a Seleção ainda nutre com relação a uma boa apresentação de Neymar. O atacante do Barcelona voltou à equipe após cumprir dois jogos de suspensão, mas não teve boa atuação no clássico. A esperança brasileira é que o jogador volte a encontrar sua boa fase nessa quarta rodada das Eliminatórias.
Dunga, técnico da Seleção Brasileira, tem procurado trabalhar o aspecto psicológico de seus jogadores, mostrando que o importante é ter tranquilidade para construir a vitória. O discurso parece estar sendo bem assimilado.
Dunga não deve mexer muito no time em relação ao empate contra a Argentina. A única alteração prevista é a entrada do zagueiro Gil na vaga de David Luiz, suspenso.
O jogo de hoje será arbitrado por José Buitrago, da Colômbia. Ele será auxiliado por Eduardo Diáz e Wilmar Navarro, também colombianos.
O Brasil vai atuar com Alisson; Daniel Alves, Gil, Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Lucas Lima e Willian; Neymar e Ricardo Oliveira.
O Peru joga com Gallese; Advíncula, Zambrano, Ascues e Yotún; Ballón, Tapia, Lobatón e Cueva; Farfán e Guerrero.