POLÍTICA

min de leitura - #

Sem Lula, Bolsonaro lidera corrida presidencial

Editoria de Política

| Edição de 16 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Levantamento sobre a corrida presidencial feito pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado ontem, aponta que, em um cenário sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT), o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera as intenções de voto com 23,9%. No entanto, caso Lula seja candidato, ele tem a preferência da maioria do eleitorado com 30,8% das intenções de voto, ficando Bolsonaro em segundo com 22%.

Imagem ilustrativa da imagem Sem Lula, Bolsonaro lidera corrida presidencial


Sem Lula, a ex-senadora Marina Silva (Rede) vem em segundo lugar com 13,2%, seguida pelo candidato ao PDT, Ciro Gomes, com 10,2%. O candidato tucano Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, tem 8,5%, seguido do senador paranaense Alvaro Dias (Podemos), com 4,9%. O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), provável substituto de Lula na corrida eleitoral, aparece com 3,8% das intenções de voto.
Cabo Daciolo (Patriota), que até o debate realizado pela TV Bandeirantes na quinta-feira passada era um desconhecido do público, aparece com 1,2% das intenções de voto. Depois dele vêm João Amoêdo (Novo), com 1,1%, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) e Vera Lúcia (PSTU), ambos com 0,9%, Guilherme Boulos (PSOL), com 0,7%, José Maria Eymael (DC), com 0,6%, e João Goulart Filho (PPL), com 0,4%.
De acordo com a pesquisa, 6,8% disseram que ainda não sabem em quem votar e 23,1% afirmaram que não votarão em ninguém. 
As entrevistas foram feitas pessoalmente com 2002 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal, em 168 municípios, entre os dias 9 e 13 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No cenário incluindo Lula, o ex-presidente petista lidera a corrida rumo ao Palácio do Planalto com 30,8% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro com 22% e Marina Silva, com 8,1%. Geraldo Alckmin aparece com 6,6% das intenções de voto, seguido de Ciro Gomes, com 5,9%, Alvaro Dias com 4% e Amoêdo com 1% da preferência do eleitorado. Abaixo de 1% estão Cabo Daciolo (0,8%), Meirelles (0,7%), Vera Lúcia (0,5%), Boulos (0,4%), Eymael (0,3%) e Goulart Filho (0,2%). 
Do total dos pesquisados, 4,6% não souberam em quem votar e 14,3% disseram que não votariam em ninguém desses candidatos.