CIDADES

min de leitura - #

Semáforos na área central vão funcionar 24 horas

Da redação

| Edição de 15 de dezembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A partir da próxima segunda-feira (18), os semáforos que ficavam na condição “piscante” durante a madrugada, na área central de Apucarana, passarão a funcionar 24 horas. A mudança será implantada em caráter experimental pela Superintendência Municipal de Trânsito, visando diminuir o número de acidentes ocorridos no período da meia-noite às 6 horas.

Imagem ilustrativa da imagem Semáforos na área central vão funcionar 24 horas


A alteração é uma orientação do prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), que recentemente solicitou estudos junto ao Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan). Detalhes da mudança foram definidos ontem, em reunião que contou com a presença de Carlos Mendes, superintendente municipal de Trânsito, Silnei Bolonheze, superintendente de Serviços Públicos, e Laércio Morais, secretário municipal de Governo.
Carlos Mendes afirma que, apesar do sinal intermitente (piscante) ser adotado em cidades maiores no mundo inteiro, Apucarana buscará uma solução que se ajuste ao perfil da cidade. “O semáforo piscante na madrugada é adotado principalmente por questões de segurança, tendo em vista a violência em grandes centros urbanos”, pontua.
Entretanto, em Apucarana, a situação vinha gerando confusão entre os motoristas, com o registro de alguns acidentes. “Muitos imaginam equivocadamente que, estando os semáforos no piscante, a Rua Ponta Grossa é preferencial em toda a sua extensão. Porém, o que determina o fluxo contínuo nesta via é o semáforo”, exemplifica Mendes.
A mudança abrangerá as ruas que atualmente estavam com sinal “piscante”, como Clotário Portugal, Munhoz da Rocha, Avenida Curitiba, Ponta Grossa, Nagib Daher, João Cândido Ferreira e Corifeu de Azevedo Marques. 

EXCEÇÕES 
“Desta forma todos os semáforos funcionarão em Apucarana 24 horas. As únicas exceções são as Avenidas Minas Gerais e a Governador Roberto da Silveira, que são rodovias dentro do perímetro urbano”, finaliza Mendes.