CIDADES

min de leitura - #

Sérgio Onofre deve intermediar greve

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, esteve reunido ontem com membros do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (STIAAR), entre eles o presidente Anderson Zanelato, advogados Cícero Vieira de Araújo e Aline Reis, além de representantes do setor. Em pauta, a elaboração de propostas que possam trazem fim à greve dos funcionários da empresa Prodasa. A paralisação teve início no dia 18 de dezembro e, conforme os trabalhadores, foi iniciada por atraso no pagamento de salários, 13º e falta dos depósitos do FGTS. 

Conforme o advogado Cícero Vieira de Araújo, a Prodasa fez uma proposta inicial aos trabalhadores de pagamento de 50% do 13º de imediato, a folha de janeiro no próximo dia 20 e os demais salários, além de 50% do 13º em março. Entretanto, durante assembleia, a proposta foi negada pelos trabalhadores, alegando atraso também na folha de dezembro. “A ideia é que no mínimo venha o pagamento integral de dezembro. Os funcionários até aceitam o pagamento do 13º no dia 20 de janeiro e o restante em março, juntamente com a folha de pagamento. Entretanto a proposta não veio ainda”, acrescenta Araújo. 
O prefeito Sérgio Onofre se propôs a intermediar discussões que possam chegar a uma solução favorável para ambas as partes. “Recebemos o pedido dos donos da Prodasa, para que possamos intermediar conversas a fim de soluções cabíveis. Como poder público, não gostaríamos de ver o fechamento de nenhuma empresa em nosso município, quanto mais uma empresa como a Prodasa, que poderia afetar mais de 400 trabalhadores. Queremos ajudar. Tivemos essa reunião com o sindicato e já marcarmos um novo encontro com as partes envolvidas nesse caso”, afirma.
Uma nova reunião entre o prefeito, STIAAR e proprietários da empresa foi agendada para hoje.