POLÍTICA

min de leitura - #

Seriedade e sintonia

Da Redação

| Edição de 19 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A conduta do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, em relação às medidas preventivas à pandemia do Coronavírus, vem sendo avalizada por lideranças do comércio, indústria e de serviços. A seriedade das ações, em justa sintonia com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, agradam a maioria dos empresários do setor. Ao atualizar ontem as medidas de prevenção nas áreas de saúde e educação, o prefeito Junior da Femac anunciou que um seleto grupo de secretários, médicos, enfermeiros e servidores de várias áreas está diariamente de prontidão. “Nosso foco é evitar aglomerações e criar uma estrutura de atendimento imediato para os casos suspeitos de Coronavírus, com prioridade para o quadro das crianças e idosos”, reforçou o prefeito.

Medidas A Câmara de Apucarana está empenhada no combate ao coronavírus. A Casa, que sempre forneceu álcool em gel para todos os servidores, reforçou os setores com álcool em gel na cantina, relógio ponto, próximo aos sanitários, nas salas e gabinetes. Na última semana não foi utilizado o ar condicionado no plenário. Todas as janelas foram abertas e também foram suprimidos os expedientes e realizadas apenas as votações.

Denúncia no PSD Lideranças do PSD de Apucarana estão de olho na conduta do vereador do partido, Rodolfo Mota (PSD). Ele foi denunciado por disseminar ‘fake news’ em grupos de WhatsApp contra o presidente da sigla no município e secretário de estado da Saúde, Beto Preto. “O caso será apreciado pela comissão de ética do PSD”, adiantou ontem um dirigente do partido.

Do contra Com relação à recente entrevista concedida pelo vereador Rodolfo Mota à Tribuna, em que ele nega que faz oposição sistemática da administração municipal, vereadores da situação contestaram o discurso. Alguns dos vereadores da base aliada do prefeito Junior da Femac comentaram ontem que, na prática, a conduta de Mota é de oposição sistemática, tanto no plenário como nos bastidores.

Fórum fechado I Diante da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) publicou portaria que determina a suspensão temporária dos atendimentos presenciais ao público prestados pelas Zonas Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor de todo o Estado, mesmo aqueles previamente agendados, até 31 de março. A medida obrigatória passa a valer a partir de hoje.

Fórum fechado II Com a suspensão, as operações presenciais de alistamento, transferência, segunda via e revisão do cadastro eleitoral ficarão suspensas. Dúvidas devem ser enviadas por e-mail às zonas eleitorais. As medidas podem ser revistas ou revogadas a qualquer momento em virtude do avanço ou retrocesso dos índices de infecção divulgados pelas fontes oficiais. O e-mail para contato com o Fórum Eleitoral de Apucarana é o [email protected].

Atitudes Depois de definir estratégias de combate ao coronavírus junto aos prefeitos da Amepar, o prefeito de Arapongas Sérgio Onofre se reuniu ontem com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (ACIA) e com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA). A pauta foi a mesma. Hoje, será a vez de representantes das Igrejas de Arapongas..

Hora de ficar em casa Homem da comunicação, o prefeito Sérgio Onofre gravou um vídeo ontem, que foi divulgado nos canais oficiais da prefeitura e redes sociais, para tranquilizar a população e, em suas próprias palavras, afastar o disse-me-disse em torno do coronavírus. O município ainda não tem caso confirmado da doença. Ele também fez um apelo a população para se prevenir. A hora agora é de ficar em casa, diz ele.

Canais oficiais Onofre também divulgou as medidas que estão sendo tomadas pela prefeitura. Além da restrição de aulas e eventos, determinadas também pelo governo do estado, a prefeitura está colocando à disposição da população três linhas telefônicas para tirar dúvidas a respeito do coronavírus.