COLUNAS

min de leitura - #

Servidores expulsos

Editoria de Política

| Edição de 09 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em 2016, o governo federal expulsou 550 servidores por irregularidades. Em 65% dos casos, o motivo do desligamento foi a prática de atos relacionados à corrupção. O número de expulsões registradas em 2016 é o maior para um ano desde o início do levantamento em 2003. Os dados são do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com a CGU, das demissões registradas em 2016, 445 foram de servidores efetivos, 65 cassações de aposentadorias e 40 destituições de ocupantes de cargos em comissão. Após a prática de corrupção, que somou 343 casos, as irregularidades com maior número de casos foram o abandono de cargo, a inassiduidade ou a acumulação ilícita de cargos. Os dados não incluem os empregados de estatais, como a Caixa Econômica Federal, Correios, Petrobras, entre outras. Servidores punidos na Lei da Ficha Limpa ficam inelegíveis por oito anos.

Primeiro FPM Prefeitos que assumiram no dia 1º de janeiro, após terem sido eleitos em outubro do ano passado, vão receber hoje o primeiro repasse do ano do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em termos nominais, ou seja, sem levar em conta a inflação, o FPM é 14,34% maior em relação a janeiro de 2016.

Dívidas Em termos reais, computando-se a inflação do período, este primeiro repasse do ano do FPM é 9,27% maior em relação a igual período do ano passado. Como muitos prefeitos pegaram as prefeituras endividadas e com patrimônio sucateado, devem utilizar os recursos para acertar pendências deixadas pelo antecessor.

Até multas Em reunião com vereadores e representantes da comunidade, realizada no último sábado, o prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS), mostrou a situação que ele considera “caótica” da Prefeitura deixada pelo antecessor. Segundo ele, têm até veículos da Prefeitura com impostos atrasados e multas que somam R$ 4,5 mil.

Leilão Visando renovar a frota rodoviária e angariar mais recursos, o prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), anunciou ontem que a administração municipal fará um leilão de veículos inservíveis no próximo dia 25 de janeiro, a partir das 8h30, nas dependências da Prefeitura, onde estarão expostos os editais com fotos dos bens.

Iniciando ações Em Cruzmaltina, a prefeita Luciana Bueno de Camargo (PSDB) já executou uma série de ações na sua primeira semana de mandato. Uma delas foi um mutirão de limpeza, além de entrega de ambulância no Distrito de Dinizópolis. Ela também ofereceu em seu sítio um jantar para a integrantes do grupo de Folia de Reis.
Nota de pesar O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), manifestou ontem profundo pesar pela perda do servidor público Sérgio Antônio Sabino, de 55 anos. “Serjão” era funcionário da Autarquia de Serviços Funerários, com 23 anos de serviços. “Infelizmente, perdemos um funcionário exemplar e muito dedicado”, comentou Beto Preto.

Novo deputado O ex-prefeito de São Jorge D´Oeste, Luís Raimundo Corti (PSC), assumiu ontem o mandato de deputado estadual, na vaga deixada pelo deputado Leonaldo Paranhos (PSC) na Assembleia Legislativa do Paraná, eleito prefeito de Cascavel. A posse ocorreu no gabinete do presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB). 

Suplente Luís Corti foi candidato a deputado estadual pelo PSC nas eleições gerais de 2014 e obteve 20.495 votos, ficando como terceiro suplente. Como os dois primeiros suplentes, Toninho da Farmácia e Berto Sila, foram eleitos prefeitos de São José dos Pinhais e Laranjeiras do Sul, respectivamente, Corti herdou a vaga da coligação partidária. 

Único presente Em seu primeiro mandato, o senador Reguffe (sem partido-DF) foi o único a comparecer a todas as sessões reservadas a votação em 2016. Outros quatro registraram uma única ausência no ano: o líder do PMDB, Eunício Oliveira (PMDB-CE), José Pimentel (PT-CE), Pedro Chaves (PSC-MS) e Waldemir Moka (PMDB-MS). 

Faltosos Os dados da Revista Congresso em Foco apontam o senador Fernando Collor (PTC-AL) como o mais ausente do ano. Collor faltou uma a cada três sessões. Os dois senadores que mais se ausentaram das sessões de 2016 enfrentaram problemas de saúde: Jader Barbalho (PMDB-PA), que somou 62 faltas, e Rose de Freitas (PMDB-ES), que faltou 30 vezes. 

Vapt Vupt

O assessor jurídico da Câmara de Apucarana, Petrônio Cardoso, entra em férias amanhã.      
No retorno de suas férias, Petrônio Cardoso deverá assumir a Procuradoria Jurídica da Câmara.      
Vereadores novatos da Câmara de Apucarana prometem muito trabalho durante o mandato.    
A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) ainda não definiu data da posse da diretoria.