CIDADES

min de leitura - #

Simulação alerta para riscos no trânsito

Da Redação

| Edição de 20 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma simulação de acidente de trânsito e primeiros socorros realizada na tarde de ontem no centro de Apucarana chamou atenção de quem passava pela Praça Rui Barbosa. A ação foi organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM) e Prefeitura de Apucarana como parte  de um treinamento.

A simulação foi feita em frente ao módulo policial com coordenação do curso de Técnico em Enfermagem do Senac. De acordo com o gerente executivo do Senac de Apucarana, Lucas Salvalaggio da Silva, a simulação tem dois objetivos principais.
“O primeiro objetivo é a conscientização da população que passa pelo centro da cidade sobre a importância de estar atento ao trânsito e tomar todo o cuidado necessário sempre. Por isso, temos o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Prefeitura de Apucarana na ação. O segundo é pedagógico, envolvendo os alunos do curso de Técnico em Enfermagem da instituição”, conta.
A ação fez com que dezenas de pessoas se aglomerassem para acompanhar o trabalho dos bombeiros e também dos estudantes do Senac. Segundo Lucas, foram ao todo 10 alunos participando do ato, todos completando 1 ano de curso no próximo mês. Todo o curso tem duração de 2 anos e meio.
“A simulação foi realizada em duas etapas. Na primeira, apenas os bombeiros atuaram e os alunos observaram o atendimento. Na segunda, a situação foi repetida, mas desta vez houve a participação efetiva dos estudantes, para que eles aprendam na prática as técnicas de atendimento de emergência vistas em sala de aula”.
Foram utilizados dois veículos para a simulação, sendo um carro e uma motocicleta, encenando um acidente de trânsito. Duas vítimas foram ‘socorridas’: a motorista do carro e a piloto da moto. Também foram distribuídos panfletos com orientações para as pessoas saberem em quais situações os serviços de emergência e segurança no trânsito precisam ser acionados. (RENAN VALLIM)