COLUNAS

min de leitura - #

Sino da Esperança

Editoria de Política

| Edição de 26 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), prestigiou anteontem a inauguração do “Sino da Esperança” no Centro de Oncologia do Hospital da Providência. O pequeno sino, doado pela paciente Silvanir Pavão, será acionado todas as vezes que um paciente encerrar uma etapa do tratamento contra o câncer. Junior da Femac elogiou a iniciativa e destacou a importância do instrumento que se tornou símbolo de vitória contra o câncer. “Foi um lindo gesto desta paciente que venceu esta etapa e doou o sino, irradiando esperança para outras pessoas que estão em tratamento. Só quem já teve uma pessoa na família com câncer sabe como é essa luta. E qualquer um de nós está sujeito a passar por isso”, ressaltou o prefeito durante a solenidade de inauguração.

Sessão e audiência A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta segunda-feira, às 16 horas, a sua sessão ordinária da semana. Antes porém, às 15 horas, o Legislativo promoverá audiência pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre deste ano. Vão prestar contas o presidente da Câmara, Luciano Molina (Rede), e um representante do Poder Executivo.

Matérias Da ordem do dia da sessão ordinária da Câmara de Apucarana constam 16 projetos de lei, sendo 13 do Executivo, dois do vereador Lucas Leugi (Rede) e um do vereador Gentil Pereira (PV), um projeto de decreto legislativo da Comissão de Justiça e Redação, um projeto de resolução da Comissão Especial de Assuntos Relevantes e quatro requerimentos dos vereadores.

Pelo governo A exemplo do que está previsto em muitas cidades do País, Apucarana também terá neste domingo manifestações em defesa das reformas encaminhadas pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), da continuidade da Lava Jato e contra a tentativa de grupos de deputados de exigir contrapartidas para aprovação das reformas. A concentração será às 15 horas, na Praça Rui Barbosa.

Organização As manifestações que acontecem neste domingo em Apucarana estão sendo organizadas pelos grupos Cristãos pelo Brasil e Apucarana Direita, com apoio de alguns segmentos organizados da comunidade. Para André Romagnoli, do Grupo Cristãos pelo Brasil, sem a reforma da Previdência, por exemplo, o País não consegue caminhar e sair da crise em que se encontra.

Mais um hospital O deputado estadual Arilson Chiorato (PT), de Apucarana, entrou com requerimento junto ao governador Ratinho Júnior (PSD) solicitando a construção de uma unidade hospitalar da rede pública estadual em Apucarana. O objetivo, segundo Chiorato, é ampliar o atendimento público na Região Metropolitana de Apucarana, que hoje conta com apenas o Hospital da Providência. 

Em Gramado O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, participou ontem em Gramado, no Rio Grande do Sul, de mais uma reunião do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (Cosud), que reúne os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em companhia do governador Ratinho Junior (PSD), ele viajou de avião para Gramado na sexta-feira direto de Cascavel, onde participou do Congresso dos Secretários Municipais de Saúde.

Palestra A reunião do Cosud, ontem em Gramado, reuniu os governadores do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, mais o vice do Rio de Janeiro. Eles discutiram estratégias para o desenvolvimento das regiões Sul e Sudeste do País. Em palestra, Beto Preto relatou as experiências do Consórcio Intergestores do Paraná Saúde na compra de medicamentos e insumos.

Títulos cancelados A Justiça Eleitoral cancelou 2.486.495 títulos de eleitores em todo o país e no exterior, por ausência nas três últimas eleições consecutivas, segundo divulgou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite de sexta-feira. No Paraná foram 107,8 mil. Os dados podem ser acessados na área “Serviços ao Eleitor - Situação eleitoral - consulta por nome ou título”. O eleitor também pode comparecer a qualquer cartório eleitoral para informações.

Audiência da maconha O deputado estadual Goura (PDT) promove, na próxima quarta-feira, a partir das 9 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná, audiência pública sobre “Cannabis medicinal, Por que regulamentar?”, com o objetivo de debater o uso da maconha para tratamento médico.

Vapt Vupt

O governador Ratinho Junior vai lançar nesta segunda-feira o programa estadual Escola Presente.              
Escola Presente será implantado nas escolas estaduais e visa execução de ações que evitem a evasão escolar.
Gestores de turismo dos municípios do Paraná participam de encontro em Curitiba na segunda, terça e quarta.
O objetivo do encontro, promovido pela Paraná Turismo, visa capacitar os gestores para incremento do setor.