COLUNAS

min de leitura - #

Situação eleitoral

Editoria de Política

| Edição de 20 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Restam menos de duas semanas para o eleitor, que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes, regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. O prazo para isto termina dia 2 de maio. Após essa data, os eleitores nessa condição que não estiverem regulares correm o risco de ter o título cancelado. Em todo o País, mais de um milhão de eleitores (1.897.640) estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições. A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título. O cancelamento automático do título ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017. O parágrafo 6º do Provimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 1/2017 estabelece que “será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa.

Amuvi em Jandaia Prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) vão se reunir hoje, às 14 horas, no Anfiteatro Municipal de Jandaia do Sul. O encontro terá a presença de Marcos Misolani, da Celepar, Emília Belinati, da Fomento do Paraná, e Alexandre Soares Farina, do grupo Terra Roxa.

Debate O presidente da Amuvi, prefeito Beto Preto (PSD), de Apucarana, e o prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, esperam a presença de todos os prefeitos nesta reunião que, conforme avaliam, vai discutir importantes assuntos de interesse do Vale.

Rotativo O vereador Luciano Molina (Rede) afirma esperar que o estacionamento rotativo em Apucarana volte a funcionar o mais rápido possível com a contratação de agentes do trânsito. Segundo ele, o fluxo de veículos no centro da cidade está insuportável por falta de vagas.

Carga Luciano Molina também lamenta que a lei de carga e descarga no anel central de Apucarana não esteja sendo cumprida pelos caminhões, conforme placas indicativas existentes nas vagas específicas e horários estabelecidos. Ele pede que a Guarda Municipal faça fiscalização com rigor.

Redes sociais Já o vereador Lucas Leugi (PV) lamenta que pessoas usem as redes sociais para cobrar ou criticar vereadores, sem ao menos participar das sessões ou procurar o gabinete do vereador. “Tem gente que se acovarda atrás das redes sociais. Que venha aqui para conversar cara a cara”, desafia.
Remoção Em Arapongas, o vereador Ademir Gallo Esplendor (PDT) apresentou projeto de lei na Câmara, já aprovado em primeira discussão, que autoriza a Prefeitura a retirar veículos abandonados em ruas, avenidas e outros logradouros públicos. E que os proprietários sofram sanções por isso. 

Além do limite O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) expediu alerta a 20 municípios que extrapolaram o limite prudencial de gastos com a folha salarial em 2015 e 2016. Da região estão Grandes Rios e São João do Ivaí. O TCE pede a prefeitos que adequem os gastos para evitar penalidades.

Controle da Frota Em Lidianópolis, o prefeito Adauto Mandu (PHS) adotou como principais medidas desde início de mandato um rigoroso controle do uso da frota de veículos e fez uma reorganização das funções de servidores para melhorar o atendimento ao povo.

Na Câmara Secretários municipais da Prefeitura de Jardim Alegre estiveram na Câmara de Vereadores na sessão desta semana. Eles fizeram um balanço das ações de governo do prefeito José Roberto Furlan (PPS) neste início de mandato, com destaque para a saúde, uma das prioridades.

Dia de FPM Prefeituras recebem hoje a segunda parcela de abril do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Neste repasse estão incluídos percentuais de Imposto de Renda cobrados em atraso e multas oriundas da repatriação. Assim, o FPM teve aumento de 18,8% em relação ao dia 20 de março.

Vapt Vupt

Ladrão ou ladrões furtaram as baterias da escavadeira e de um trator da Prefeitura de Cambira.        
O prefeito de Cambira, Emerson Toledo (Pros), lembra que o pátio rodoviário já está sucateado.      
 Alguns vereadores do Vale do Ivaí pedem ao Executivo melhorias nas entradas e saídas da sua cidade.          
Segundo argumentam os vereadores, uma cidade com visual bonito sempre atrai mais visitantes.