OPINIÃO

min de leitura - #

Sociedade toda ganha com redução de homicídios

Da redação

| Edição de 14 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de crimes contra a vida apresentou uma significativa redução no Paraná. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança do Paraná (Sesp), que mapeia a ocorrência de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, desde 2007 data do início do levantamento, o estado não registra um número tão pequeno de assassinatos. Foram 509 mortes no primeiro trimestre deste ano. A título de comparação, no mesmo período do ano passado foram 628 registros, um recuo de 19%.

Entre as chamadas Áreas Integradas da Segurança Pública, que correspondem à abrangência geográfica de 23 Subdivisões Policiais (SDP), a 17ª SDP de Apucarana foi a segunda com maior recuo de casos no trimestre, foram 5 homicídios registrados, 66% a menos que no mesmo período do ano passado. A maior queda foi na região de Laranjeiras do Sul, que reduziu mortes por homicídios em 80%.
Dos vinte municípios do Paraná que  não registram nenhuma morte dolosa desde 2012, ano em que o relatório estatístico da Sesp começou a ser divulgado por municípios e não apenas por regiões do Estado, dois estão no Vale do Ivaí: Marumbi e Kaloré.
A queda no número de assassinatos é uma meta a ser alcançada em qualquer sociedade e a efetivação da redução desses índices corresponde a uma série de fatores que vem atuando não apenas neste primeiro trimestre. 
Nos últimos anos,  há uma tendência de queda nos homicídios no Paraná. A contagem geral de 2017 em todo o Estado foi de 2.184 mortes, também o menor número em dez anos.
Menos homicídios significa menos violência e também menor índice de outros crimes. De modo geral, uma parte significativa dos assassinatos está diretamente relacionada a outros crimes, notadamente o tráfico de drogas.
Especificamente em Apucarana, onde atá agora nenhum homicídio foi registrado neste ano, a adoção de uma política de tolerância zero em relação ao tráfico e consumo de drogas que vem sendo adotada desde o ano passado tanto pela Polícia Militar quanto pela Polícia Civil, parece ter uma relação direta com a queda nos registros de crimes contra a vida.
A redução das mortes é significativa e fundamental para a sociedade. Os homicídios e as mortes violentas no geral freiam a expectativa de vida da população, produzem impactos nefastos na economia e na saúde de familiares e pessoas direta e até indiretamente afetadas pelos óbitos, onerando toda a sociedade.