COLUNAS

min de leitura - #

Souza na Agricultura

Editoria de Política

| Edição de 24 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado federal paranaense Sérgio Souza (PMDB) foi eleito ontem presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal. A eleição ocorre uma semana depois de Souza ter seu nome envolvido na operação “Carne Fraca”, que investiga fraudes na fiscalização de frigoríficos. Apesar de não ser alvo direto da operação, Souza e o deputado federal licenciado e atual ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB), foram apontados como responsáveis pela indicação do ex-superintendente do ministério no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, preso pela Policia Federal acusado de comandar o esquema investigado pela “Carne Fraca”. O deputado e o ministro negam, alegando que a indicação teria sido reponsabilidade de toda a bancada federal paranaense.

Codar O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) reprovou as contas de 2013 da Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar). O TCE informa que determinou aplicação de multa em razão das divergências de saldos patrimoniais entre os dados do SIM-AM e a contabilidade e que a Codar não comprovou a regularização dos valores.

Contas ao TCE Prefeitos do Vale do Ivaí já estão encaminhando ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) a prestação de contas do Município referentes ao exercício de 2016. Mesmo os prefeitos eleitos, que assumiram o mandato neste ano, são obrigados a cumprir este procedimento relativo às contas do antecessor.

Problema A reclamação dos atuais prefeitos, principalmente daqueles que receberam a prefeitura do adversário, é que as contas do antecessor não batem com as contas feitas pela equipe atual. Neste caso, a prestação de contas que é enviada ao TCE-PR contém informações distintas que podem causar problemas no futuro.

“Carne Fraca” O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), prevê mais queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em consequência da operação “Carne Fraca”, da Polícia Federal, que denunciou irregularidades em frigoríficos, o que afetou a produção de carnes, as exportações e a arrecadação de impostos.

Queda Para o prefeito de Rosário do Ivaí, se as empresas do agronegócio deixam de produzir e comercializar seus produtos, cai a arrecadação de ICMS, imposto que faz parte do bolo do FPM. Na sua opinião, toda esta situação ruim acaba sobrando, como sempre, para os pequenos municípios, que têm o FPM como principal receita. 
Na Capital O prefeito de Cambira, Emerson Toledo (PROS), fez nos últimos dias uma maratona de visitas às secretarias e órgãos do do Estado, em busca de recursos para o município. Ele manteve contatos, por exemplo, na Casa Civil, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e no DER, deixando os pedidos bem encaminhados.

Biometria I O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, esteve na Assembleia Legislativa do Paraná ontem para convidar pessoalmente o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), para o lançamento da expansão do processo de biometria no Paraná. 

Biometria II A solenidade de lançamento da nova fase da biometria no Paraná acontece no dia 3 de abril, em Umuarama. Segundo Ademar Traiano, a Assembleia Legislativa e os 54 deputados estaduais estão empenhados em colaborar com o recadastramento biométrico, levando informações para a população sobre a importância do processo.

Lula avisado I O juiz federal Sérgio Moro afirmou que o blogueiro Carlos Eduardo Guimarães, autor do Blog da Cidadania, confirmou à Polícia Federal (PF) que avisou um assessor de Lula que o ex-presidente seria alvo de condução coercitiva. A informação consta em um despacho publicado ontem no processo que tramita na Justiça Federal do Paraná para investigar vazamento da ação policial.  

Lula avisado II O ex-presidete Lula foi levado para depor coercitivamente durante a 24ª fase da Lava Jato em março de 2016. Ele estava no seu apartamento em São Bernardo do Campo e foi ouvido no Aeroporto de Congonhas. O ex-presidente responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com a Lava Jato, Lula recebeu como forma de propina por contratos da OAS na Petrobras um apartamento triplex no Guarujá e pagamento dos custos com armazenamento de bens.

Vapt Vupt

Deputados estaduais e federais de todas as regiões do Paraná estarão hoje em Apucarana.        
Prefeitos do Vale deverão permanecer o dia todo em Apucarana para participar de eventos políticos.          
O governador Beto Richa deverá receber em Apucarana, hoje, muitos pedidos de lideranças do Vale.          
O vereador Luciano Molina (Rede) continua cobrando a instalação do Cense em Apucarana.