OPINIÃO

min de leitura - #

Tecnologia é aliada contra o isolamento social

Da Redação

| Edição de 31 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A adoção do isolamento social como forma de conter a propagação do coronavírus vem mudando a rotina da população não apenas na questão do trabalho e consumo, mas de convivência e interação social.
Rotinas importantes na vida do cidadão, como ir à igreja, frequentar academia, passear com a família, ir a parques, cinemas e museus - exatamente as práticas que são fundamentais para manutenção do bem estar mental - não são possíveis de serem feitas no momento.
É quase irônico que essas práticas estejam sendo supridas pelo que vem sendo apontado há anos como principal adversário da sociabilidade humana. É a tecnologia que vem garantindo que, na medida do possível, essas práticas continuem sendo mantidas dentro da nova realidade sanitária vigente.
Alvo reportagem semana passada na Tribuna, as igrejas - católica e evangélicas - se voltam aos seus fiéis através da internet, garantindo um canal de comunicação e de religiosidade. A modalidade online também vem sendo adotada por academias de ginástica, professores de yoga e de dança como incentivo à saúde, mantendo os alunos ativos.
A tecnologia também vem sendo aliada de quem continuar estudando. Uma enorme quantidade de material gratuito vem sendo disponibilizado por diversas instituições de ensino e pesquisa. Muitos professores de línguas e outras disciplinas também estão mantendo a rotina de aulas, inclusive como forma de manter os rendimentos.
Até mesmo a relação familiar está se adaptando em tempos de coronavírus. Quem tem familiares em isolamento ou quarentena passa a se comunicar via redes sociais e aplicativos. 
A pandemia do coronavírus vai se tornar um divisor de águas na sociedade, tanto em termos econômicas, quanto sociais.