COLUNAS

min de leitura - #

Tecnologia e inovação

Editoria de Política

| Edição de 09 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O prefeito Junior da Femac (PDT) participou ontem da primeira edição do “Você Conectado ao Futuro”, na Acea, e se manifestou impressionado com alto nível do evento. “Trata-se do maior evento de inovação já realizado em Apucarana, equiparado com outros já realizados em grandes metrópoles brasileiras”, comentou o prefeito, enaltecendo a governança do Projeto Conecta Apucarana, liderado pela Acia e que conta com a prefeitura como parceira, além do Sebrae, Senai, UTFPR, Sicoob, Unespar e Fap. Ele destacou a presença de seis palestrantes de renome nacional, além de espaços de interação que abrigaram três oficinas e os projetos de nove startups. “O Conecta trabalha para pôr Apucarana na vanguarda do desenvolvimento tecnológico e nós estamos juntos na busca dessa meta”, assinalou.

Parcerias O prefeito de Nova Itacolomi, Moacir Andreola (PSD), visitou ontem o seu colega Junior da Femac. Os dois trataram de parcerias para dinamizar as atividades econômicas, principalmente na agricultura e avicultura. “Estamos estudando a possibilidade de atuar com equipes dos dois municípios na recuperação de estradas vicinais e outras parcerias que possam contemplar os produtores rurais de Apucarana e Novo Itacolomi”, comentou Junior.

Economia Solidária A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana (Semaf) recebe na próxima terça-feira (12) uma comitiva de Ibiporã. A secretária Denise Canesin informa que o grupo virá para conhecer o premiado Programa Economia Solidária e Empoderamento Feminino. “Lideranças de Ibiporã virão conhecer as oficinas de produção, pontos de venda e todo o processo de formação da Economia Solidária”, informa. 

Democracia Ao promulgar ontem cinco projetos de lei de autoria dos vereadores, o presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), destacou que desde quando assumiu a presidência da Casa tem procurado desenvolver um trabalho da forma mais democrática possível, ouvindo os vereadores e deixando-os à vontade para expressar suas ideias. Além disso, todas as matérias são colocadas em votação independentemente da posição política do vereador.

Com a bola Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de barrar a possibilidade de cumprimento da pena após condenação em segunda instância, o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) afirmou ontem que, agora, “a bola está com o Congresso Nacional”. Em sua avaliação, é dever do Parlamento alterar a Constituição para definir claramente essa hipótese no texto da carta magna.

No pênalti “O Congresso precisa bater esse pênalti e marcar sua posição. Não podemos ficar o tempo todo dependendo de revisões de um VAR”, comparou Rubens Bueno, ao lembrar das propostas de emenda à Constituição que tramitam na Câmara e no Senado sobre prisão em segunda instância e das mudanças de entendimento do STF sobre essa questão. Bueno, que é a favor da prisão após condenação em segunda instância, destaca que, mesmo que muitos não gostem, o Supremo cumpriu seu papel ao analisar a Constituição. 

Impunidade Presidente nacional do Podemos, a deputada Renata Abreu (SP) não disfarça seu desapontamento e sua preocupação com o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) que, por 6 votos a 5, decidiu quinta-feira que um condenado não pode ser preso após condenação na 2ª instância. “Ao derrubar a 2ª instância fica aberto o caminho para a impunidade”, alerta. A deputada ressalta que compete agora ao Congresso mudar essa regra sobre o início da pena

Feminicídio O crescimento da violência contra a mulher será debatido durante a audiência pública “Feminicídio, Violência Doméstica e os Aspectos Sociais nas Vítimas Indiretas”, na próxima terça-feira, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, a partir das 08h30. Um dos deputados propositores é o apucaranense Arilson Chiorato (PT). Segundo ele, o número desses crimes é muito alto no Paraná e no País, por isso o tema precisa ser debatido e amadurecido dentro da sociedade. 

Insegurança Lideranças políticas de Ortigueira, entre elas a prefeita Lourdes Banach (Cidadania), de segmentos organizados da sociedade e sindicatos, além de vereadores promoveram nesta semana uma reunião com autoridades policiais locais e do 26º Batalhão de Polícia Militar de Telêmaco Borba. Os moradores pediram providências para minimizar os constantes assaltos que vêm ocorrendo na zona rural do município, deixando as famílias em pânico.

Vapt Vupt

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) tem recomendado a desaprovação de muitas contas de prefeitos.      
De acordo com o TCE-PR, a maioria das prestações de contas que chegam ao órgão contém falhas técnicas.
Em função disso, o TCE-PR vem promovendo seminários em todo o Estado para orientar prefeitos e assessores.
Nessas análises de contas, no entanto, os auditores do TCE-PR encontram muitos indícios de corrupção.