OPINIÃO

min de leitura - #

Tecnologia no campo é fundamental para a região

Da Redação

| Edição de 23 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Depois de muito tempo de espera, a mecanização dos cafezais em Apucarana se torna realidade para os pequenos produtores. Esta, talvez, seja uma das mais importantes medidas dos últimos tempos para o setor, que pode ser alinhada com outras iniciativas já existentes para fortalecer a cultura novamente na região e dar mais competitividade ao produto cultivado no Vale do Ivaí.
A agricultura familiar é a principal força da cafeicultura apucaranense. A característica das pequenas produções vem desde que a região foi inicialmente povoada. Claro, houveram (e ainda existem) grandes produtores de café na cidade. Estes, inclusive, já mecanizaram as suas produções há algum tempo. Mas o número de pequenas propriedades, exemplificado pela Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó (Coocapi), supera e muito o de grandes fazendas.
Porém, a região que já foi uma das maiores produtoras do grão no estado, sofreu um duro golpe em 1975. Após a chamada ‘geada negra’, que dizimou a cafeicultura da região, milhares de pés de café deram lugar a outras culturas, sobretudo a soja. A cultura nunca se recuperou e, mesmo apresentando ascensão no início deste século, sofreu duro golpe com outra forte geada em 2013.
Por isso, a mecanização se coloca como uma importante medida para retomar a força dos produtores, além de fazê-los mais competitivos no cenário nacional, podendo no futuro fazer frente aos cafezais do Norte Pioneiro e de Minas Gerais, mecanizados há vários anos. Mesmo tardia, a chegada dos maquinários é um alento aos produtores, apaixonados pelo cultivo, mas combalidos pela falta de competitividade.
Uma alternativa que pode complementar a mecanização é a busca pelo cultivo de cafés de qualidade. Neste sentido, já existem iniciativas em algumas propriedades locais, grande parte delas impulsionada pela Emater, UEM e iniciativa privada. Neste sentido, alguns bons resultados já começaram a ser obtidos e, segundo especialistas, a região tem o potencial de produzir alguns dos melhores cafés do Brasil.
Em suma, a mecanização se mostra essencial atualmente para que os cafezais de Apucarana ganhem força e possam, novamente, ganhar terreno no mercado. O norte do Paraná tem tudo para retomar o posto de uma das principais regiões produtivas de café do estado e do país. Mas desta vez, com o auxílio da tecnologia.
.