POLÍTICA

min de leitura - #

Temer pede para eleitor votar com tolerância

Agência Brasil

| Edição de 06 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em vídeo postado nesta sexta-feira nas redes sociais, o presidente Michel Temer (MDB) pediu aos eleitores que votem neste domingo com tolerância e compreensão ao contraditório. Prometeu manter o diálogo, após as eleições, sinalizando um processo de transição pacífico para o próximo governo. Para ele, as eleições são uma das “maiores demonstrações de democracia do mundo”.

Imagem ilustrativa da imagem Temer pede para eleitor votar com tolerância


“A democracia se impõe a todos nós. É o regime da convivência pacífica, da aceitação do contraditório, da tolerância com as diferenças. O eleitor escolhe o governante e também a oposição, cujo papel é fiscalizar e cobrar do vencedor segundo as regras do jogo constitucional.”
No vídeo, de pouco mais de 4 minutos, o presidente ressaltou que na democracia há o funcionamento pleno das instituições e o respeito às diferenças, como ocorre no Brasil. Princípios que devem ser preservados no momento em que cada um vai às urnas.
“Ao votar você está dando uma procuração para que conduzam sua casa maior, que é o seu país. Escolha o melhor projeto para todos, de acordo com sua consciência. Vote em paz consigo mesmo e com seu semelhante, mesmo que a escolha dele seja outra. Na hora do voto, você é soberano”, disse o presidente, no vídeo.
Em meio ao acirramento na corrida às vésperas das eleições, Temer ressaltou a importância de respeitar a base da democracia independentemente das distintas formas de pensar política. “É na vontade transformada em maioria que nos torna democracia acima de partidos e ideologias.”