CIDADES

min de leitura - #

Tempo seco agrava problemas respiratórios

Renan Vallim

| Edição de 18 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O tempo seco registrado em Apucarana nos últimos dias acarreta diversos problemas de saúde na população, principalmente relacionados ao aparelho respiratório. As unidades de saúde de Apucarana registram um aumento no número de atendimentos desse tipo. Quem mais sofre com os problemas causados pela baixa umidade são as crianças. Por isso, o movimento no Centro Infantil de Apucarana está com o movimento 60% acima do normal.

Imagem ilustrativa da imagem Tempo seco agrava problemas respiratórios
Inalação é uma das principais medidas contra os sintomas provenientes do tempo seco | Foto: Delair Garcia


De acordo com a enfermeira do Centro Infantil Ângela Azevedo de Campos, são 60 atendimentos diários no local. A maioria das crianças apresentam principalmente tosse, irritação na garganta, bronquite e dificuldade para respirar, o que são sintomas claros do tempo seco. “A variação repentina de temperatura e umidade do ar acaba fazendo com que esses sintomas apareçam. Como as crianças possuem o aparelho respiratório mais sensível, acabam sentindo mais essas variações”, destaca.
Ela também ressalta que o problema se agrava ainda mais por conta das queimadas feitas em terrenos baldios. “Existem muitas pessoas que colocam fogo no mato. A fuligem e a fumaça pioram ainda mais a situação. Estamos tratando todos os casos com atenção, sempre procurando conscientizar e orientar as pessoas dos cuidados que podem ser tomados para minimizar os impactos do tempo seco”.
Segundo ela, a dica para minimizar esse impacto é beber muito líquido e aplicar soro nasal. “Quando o caso é mais grave, indicamos a inalação. No entanto, a inalação está sendo substituída pelo espaçador, um aparelho mais eficiente, mais rápido e que deixa as crianças menos nervosas”, afirma Ângela.

SENSIBILIDADE
Em períodos sem chuva e com umidade baixa, Davi, de quatro anos, apresenta coriza, tosse e febre. A avó, Zélia Lopes, explica que a variação brusca de temperatura piora ainda mais o quadro. “Nós ficamos bastante apreensivos e atentos quando o tempo fica desse jeito. Ele sente muito mais os efeitos do clima seco do que nós. Crianças são mais sensíveis”, afirma.
Segundo ela, dependendo da situação o neto só fica melhor após a inalação. “Nós até compramos um aparelho para fazermos em casa. A inalação auxilia bastante, deixa ele mais animado depois”, diz.