CIDADES

min de leitura - #

Temporal atingiu quase 11 mil pessoas

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os vendavais que atingiram a região na última quarta-feira (08) afetaram 10.872 pessoas no Vale do Ivaí, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (10) pela Defesa Civil do Paraná.

O relatório detalhado traz informações de quatro municípios. Em Cambira, 44 pessoas foram afetadas, em Lunardelli foram 100 atingidos e em Lidianópolis o temporal prejudicou 135 pessoas. 
Jandaia do Sul concentra o maior prejuízo. Foram 10.593 pessoas atingidas de alguma forma pelo mau tempo. Ao todo, 2.290 residências de Jandaia foram danificadas pelo granizo, além de escolas e prédios públicos e 14 pessoas ficaram feridas. O prefeito Lauro Junior decretou estado de emergência nesta sexta-feira no município. 
Nesta semana, para minimizar os danos, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros intensificaram o apoio às cidades mais atingidas pelo temporal. Entre os dias 8 e 10 de setembro, os profissionais atenderam 24 municípios mais atingidos e que tiveram prejuízos na infraestrutura. Segundo relatório da Defesa Civil, esses municípios tiveram 12,4 mil pessoas afetadas, sendo que 184 permanecem desalojadas e 21 estão desabrigadas. 
Na infraestrutura, foram 2.615 casas danificadas e seis destruídas.
O atendimento incluiu distribuição de lonas, auxílio com pessoal e envio de telhas. O apoio aos locais afetados foi feito pelas equipes da Coordenadorias Estadual de Defesa Civil e das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil, além de bombeiros do 11º Grupamento de Apucarana e voluntários mobilizados pelos próprios municípios.
As equipes do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres estão realizando um serviço de acompanhamento e orientação para a documentação necessária para solicitação de recursos para cobertura dos prejuízos.