CIDADES

min de leitura - #

Termômetros em alta acendem sinal de alerta

Renan Vallim

| Edição de 18 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Os dias de forte calor nas últimas semanas em Apucarana tem deixado profissionais de saúde em alerta. Os termômetros têm frequentemente ultrapassado a barreira dos 30ºC no município, mas a sensação térmica tem sido ainda maior. Beber bastante água e evitar exposição excessiva são algumas dicas para amenizar os efeitos do sol forte e reduzir as chances de desenvolvimento de doenças típicas.

Imagem ilustrativa da imagem Termômetros em alta acendem sinal de alerta


Ontem, a temperatura na cidade chegou a 28ºC, de acordo com o Instituto Simepar. Porém, a sensação térmica chegou a 32ºC. A sensação térmica é a forma como as pessoas percebem a temperatura do ar, diferindo da temperatura real porque vários fatores influenciam a transferência de calor entre o corpo e o ar, como umidade, densidade do ar e a velocidade do vento.
A mais alta temperatura de dezembro foi registrada dia 12: 32,5ºC. Anteontem, o calor foi de 29ºC, mas com sensação térmica de 34ºC. Em agosto, o calor foi ainda mais forte, chegando a 37,9ºC.
Na semana da chegada do verão -  que inicia nesta sexta-feira (21) -, o tempo quente deve se manter, afirma o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib. “Há uma grande massa de ar quente e seco em todo o estado e impede que massas mais frias avancem. Nos próximos dias, algumas pancadas rápidas de chuva devem ser observadas, mas nada que tenha força suficiente para derrubar as temperaturas”, diz.
Segundo ele, o calor dá uma trégua apenas a partir de domingo (23). “Uma frente fria um pouco mais forte deve chegar à região no final de semana, trazendo temperaturas mais amenas. Porém, no início da semana, o calor deve voltar. O Natal deverá ser quente no norte do estado”, diz.
A situação inspira cuidados, de acordo com Gabrielly de Oliveira, coordenadora do setor de enfermagem do Hospital da Providência, de Apucarana. “As doenças mais comuns nesta época são a desidratação, a insolação e a intoxicação alimentar. Elas compartilham alguns sintomas, como sudorese, vômitos, diarreia e mal-estar. É preciso ter cuidado”, diz.
Segundo ela, dicas simples podem ajudar. “É necessário, principalmente, beber bastante líquido, comer frutas e verduras ricas em água e evitar a exposição ao sol das 10 às 15 horas. Outras medidas importantes são passar protetor solar a cada 2 horas, vestir roupas claras e usar algo que bloqueie os raios do sol, como chapéu, boné ou sombrinha. Em caso de mal-estar, busque sombra, beba água e, se necessário, acione um serviço de emergência”, afirma.