COLUNAS

min de leitura - #

Terra Forte atrai interesse

Editoria de Política

| Edição de 16 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Beto Preto (PSD) dirigiu palestra ontem à tarde em Barbosa Ferraz, atendendo convite da Cresol (Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária). O tema abordado foi a diversificação da produção na agricultura familiar. O foco principal da palestra foi a fruticultura, a partir do modelo criado pelo prefeito Beto Preto em sua gestão, com o Programa Terra Forte. A iniciativa nos moldes da equivalência-produção, mediante parceria firmada pelos agricultores com a prefeitura, vem obtendo bons resultados em Apucarana e desperta permanente interesse de diversos municípios. “Já são mais de duzentos produtores que aderiram ao Terra Forte em Apucarana, criando uma nova alternativa de renda e, ao mesmo tempo, contribuindo para enriquecer a alimentação escolar com frutas”, relatou Beto Preto aos cooperados da Cresol, em Barbosa Ferraz. 

50 anos de vida O médico Carlos Alberto Gebrim Preto completa 50 anos de idade neste sábado e, desde ontem, na Prefeitura de Apucarana e região vinha recebendo cumprimentos de amigos e servidores públicos. No seu perfil particular, no Facebook, o prefeito Beto Preto faz uma remissão de sua trajetória ao longo dos anos, com diversas imagens de seu passado, seja na vida pública ou privada.

Trajetória Beto Preto mostra seus primeiros anos de vida em Apucarana, ainda criança. Depois a juventude, estudando no Colégio São José; e o basquetebol, que foi uma paixão nesta fase. Ele lembra do curso de Medicina que começou em Curitiba e depois transferiu para a UEL, em Londrina. Beto relata  a Residência Médica no interior de São Paulo, várias especializações e aprovação em concurso público.

Secretário Outras etapas de Beto Preto foram o exercício do cargo de secretário de saúde, em Apucarana; presidência do Conselho de Secretários Municipais de Saúde no Paraná (Cosems), e membro da diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conasems); conselheiro regional do CRM, e ouvidor do Sistema Único de Saúde (SUS), em Brasília. E, nos últimos anos, como prefeito de Apucarana.

Futuro Sobre o futuro na vida pública, Beto Preto ainda não abre o jogo, mas também não descarta a possibilidade de disputar outros cargos. “São 50 anos bem vividos em família, com os amigos, nos estudos, no trabalho e agora como gestor público. E espero seguir trabalhando e servindo a quem mais precisa dentro da sociedade apucaranense, paranaense e brasileira”, pontua.

Extraordinárias O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), convocou sessões extraordinárias para a próxima segunda-feira, terça e quarta, a partir das 15h30. Vereadores irão votar em caráter de urgência o projeto do Executivo que reajusta os salários do funcionalismo municipal em 3,5%.
Ordinária Na segunda-feira, logo após a sessão extraordinária, a Câmara de Apucarana realiza a sessão ordinária, que tem seu início previsto para as 16 horas. Apenas dois requerimentos constam da pauta, ambos do vereador Lucas Leugi (Rede), pedindo informações à Sanepar e Copel sobre rede de esgoto e cortes de água e luz.

Novo horário O presidente da Câmara de Vereadores de Cambira, Toninho Genovez (PPS), está avisando à população que as sessões ordinárias que acontecem às 20 horas, volta ao seu horário normal a partir da próxima segunda-feira, às 19 horas, em função do fim do horário de verão. Ele espera participação popular.

Suplente de Maluf O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou ontem que convocará o suplente do deputado Paulo Maluf (PP-SP) no início da semana que vem. Junji Abe (PSD-SP) é o primeiro suplente da coligação e será convocado para assumir a cadeira de Maluf até segunda-feira. Maluf está preso no Complexo da Papuda, em Brasília.

Condenação Paulo Maluf se entregou à Polícia Federal em 20 de dezembro, logo após o ministro do Supremo Tribunal Federal STF), Luiz Edson Fachin, determinar a execução da pena de sete anos, nove meses e dez dias de prisão por lavagem de dinheiro na construção da Avenida Água Esplanada (hoje Roberto Marinho), quando prefeito de São Paulo.

Cassação O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que entrará com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) também na segunda-feira para que o STF esclareça os procedimentos adotados para cassar mandatos de deputados. “Há uma decisão judicial que eu discordo, mas estou cumprindo, de que no caso dele (Maluf) é a mesa quem cassa”, afirmou Maia.

Vapt Vupt

Maioria das prefeituras da região está negociando as revisões salariais neste início de ano.            
Além das prefeituras, também as câmaras de vereadores dão reajustes aos servidores.    
Para bancar esses aumentos salariais, prefeituras procuram antecipar a cobrança de IPTU.          
Em vários municípios da região os carnês de IPTU já foram entregues aos contribuintes.