CIDADES

min de leitura - #

Terra Forte reforça merenda de Apucarana

Da Redação

| Edição de 19 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Programa Terra Forte, desenvolvido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura, já garantiu o repasse de 30 toneladas de frutas e hortaliças para merenda escolar da rede municipal de ensino de Apucarana. Ao atingir esse número, a iniciativa concretiza os objetivos que lhe rendeu premiação estadual: enriquecer do cardápio das crianças e alunos dos CMEIs e das escolas municipais, além de contribuir para a fixação do homem no campo, incentivando a diversificação e geração de renda.

Imagem ilustrativa da imagem Terra Forte reforça merenda de Apucarana


O programa foi implantado em 2014 e as primeiras colheitas chegaram nas escolas no início do calendário escolar de 2016. “Num prazo de praticamente um ano, o “Programa Terra Forte - Projeto Fruticultura/calcário reverteu 30 toneladas alimentos para merenda escolar. Esta é a forma que os produtores pagam pelo calcário, fosfato natural, mudas selecionadas e assistência técnica que recebem da administração municipal ao participarem do projeto”, explica o secretário da Agricultura, Luiz Porto.


Esses resultados, afirma o prefeito Beto Preto, mostram que o Terra Forte não parou e continua avançando. “Os produtos efetivamente vieram para merenda escolar. É um projeto que, ao mesmo tempo em que incentiva o produtor rural, contribui para a qualidade da nossa merenda escolar, já reconhecida como a uma das melhores do Brasil, figurando entre os finalistas do “Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escola”, do MEC. Nós entregamos o que o produtor precisa e ele nos devolve naquilo que sabe fazer que é produzir alimentos. É um projeto redentor”, define Beto Preto.
A secretária municipal de Educação, professora Marli Fernandes, observa que estimular os alunos a adquirirem hábitos alimentares saudáveis é uma proposta do currículo escolar unificado da rede municipal de ensino. “Nesse sentido, o programa disponibiliza às nossas escolas e CMEIs uma enorme variedade de frutas”, avalia Marli Fernandes.

PRODUTOS
Na lista dos produtos que saíram das propriedades para as escolas estão lotes de uva, banana, tomate, laranja, milho verde, abacate, abóbora, limão, mandioca, inhame, maracujá, cebola, couve, batata doce, abobrinha, alface, cebolinha repolho, goiaba, figo, pimentão, feijão e cenoura.


De acordo com a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da AME, Jaqueline de Oliveira, com as frutas e hortaliças do programa Terra Forte, foi possível diversificar o cardápio da merenda escolar e garantir a oferta de vitaminas, minerais, fibras e fotoquímicos necessários à saúde dos alunos. “As frutas são de extrema importância para uma alimentação saudável, por isso devemos sempre estimular seu consumo pelas crianças. Ficamos felizes de conseguir mantê-las semanalmente nos cardápios e principalmente em ver a alegria dos pequenos ao experimentar uma fruta nova”, afirma Jaqueline de Oliveira.

Variedade de mudas será ampliada neste ano
O “Terra Forte” contempla a agricultura familiar. Os produtores rurais assinam termos de cooperação técnica com o município, visando à fertilização do solo. A prefeitura compra os insumos necessários para o desenvolvimento da atividade e os repassa sem custos aos agricultores familiares. 

Na sequência são entregues mudas selecionadas de diversas variedades, além da disponibilização de assistência técnica especializada.
Em contrapartida aos incentivos recebidos, cada produtor entrega parte da sua produção ao município, contribuindo para enriquecer o cardápio da merenda escolar em toda a rede municipal. “Estamos muito contentes com os resultados e o Terra Forte seguirá avançando neste ano. Já estão em licitação a compra de 600 toneladas de calcário, 1,4 mil mudas de abacate e 1,2 mil de temóia, permitindo a inclusão de novos produtores no projeto”, afirma Porto.
O Terra Forte foi premiado na 4ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP), realizado em dezembro de 2016, em Curitiba, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), o prêmio valoriza e incentiva iniciativas de gestores públicos que trazem como resultado a melhoria da qualidade de vida da população e que servem de exemplo para todos os municípios paranaenses.