COLUNAS

min de leitura - #

Tesouro do Vale do Ivaí

Editoria de Política

| Edição de 08 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em suas considerações finais na reunião extraordinária de sexta-feira, em Bom Sucesso, o prefeito Beto Preto (PSD) fez um apelo sentimental aos colegas da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). “A Amuvi é um tesouro do Vale do Ivaí. Precisamos cuidar dele com carinho e muito bom senso, pois é deste fórum - que considero um verdadeiro tesouro -, que saem as ideias e as estratégias para avançar no desenvolvimento sócio econômico da nossa região”, argumentou o presidente da entidade. Beto Preto reiterou ainda que a força da Amuvi é a representatividade dos seus vinte e seis municípios e os direitos que eles têm perante o Estado e a União. 

Proveitosa Na avaliação do prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, a reunião em Bom Sucesso foi bastante proveitosa. “O diálogo foi aberto, franco e sincero e todos puderam manifestar suas posições, sendo que quase a totalidade dos vinte e quatro prefeitos presentes defenderam a união dos municípios dentro da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí”, ponderou.

Amaral fora? Beto Preto lamentou que o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB), teria anunciado a sua saída da Amuvi. “Respeitamos a posição do Amaral, mas os prefeitos deliberaram que num prazo de 15 a 20 dias voltaremos a dialogar a respeito do tema, e esperamos otimistas que ele reconsidere esta posição, em nome da unidade regional”, comentou.

Mágoas As falas de prefeitos anteontem em Bom Sucesso, notadamente de Galo (Faxinal), deixaram evidenciado que restaram mesmo algumas mágoas da eleição da diretoria da Amuvi, realizada no início do ano, em Cambira. Galo disse que a chapa liderada por Fábio Hidek (São João do Ivaí) contava com quatorze votos “apalavrados” de um total de vinte e seis.

Apuração O prefeito de Faxinal acrescentou que, na apuração, constatou-se que alguns colegas mudaram de lado. Porém, Galo tomou a iniciativa de tentar apaziguar os ânimos e defendeu um acordo - com a adesão unânime dos prefeitos -, no sentido de que Miguel Amaral seja candidato único à presidência da Amuvi no segundo biênio. A proposta não foi votada, mas os prefeitos se mostraram simpáticos a ela.

Via WhatsApp Chamou a atenção ainda na reunião da Amuvi a justificativa do prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hidek, por não estar presente na reunião em Bom Sucesso, devido a compromissos inadiáveis. Raimundinho, o prefeito anfitrião, recebeu o recado de Hidek via WhatsApp e o reproduziu em seu celular, colocando o microfone junto ao seu aparelho.
Raimundinho O prefeito Raimundinho (PSDB), de Bom Sucesso, anfitrião da reunião extraordinária da Amuvi anteontem, se mostrou bastante ético no evento. Ele demonstrou equilíbrio e sensatez ao se manifestar e interferir em algumas falas. “Acho que o Raimundinho ajudou a construir um clima de conciliação”, opinou Beto Preto. 

Marca de Lunardelli O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola (PTB), e o deputado federal Alex Canziani (PTB) estão organizando concurso para definir a nova logomarca visual do município. A ideia é criar uma marca que permita a valorização e a atratividade do segmento turístico e religioso e favorecer o comércio e a economia local. 

Inscrições Segundo o prefeito Reinaldo Grola, as inscrições para o concurso que vai escolher a logomarca visual de Lunardelli serão abertas nesta segunda-feira, prosseguindo até dia 27 de outubro. Propostas podem ser encaminhadas para o E-mail [email protected] Mais in formações pelo fone (043) 3505-0156. Haverá premiação.

Sessão ordinária A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza sessão ordinária nesta segunda-feira, às 16 horas. Da pauta da ordem do dia constam quatro projetos e dois requerimentos. Um projeto de resolução da vereadora Márcia Sousa (PSD) cria o Parlamento Jovem Municipal no âmbito interno do Legislativo. 

Cadeiras de rodas Um projeto de lei que deverá causar discussão na Câmara de Apucarana é de autoria do vereador Edson da Costa Freitas (PPS). Ele propõe que os supermercados de Apucarana providenciem cadeiras de rodas para pessoas idosas, portadoras de deficiência física ou mobilidade reduzida para que possam fazer suas compras.

Vapt Vupt

Esta semana que se inicia será curta na maioria dos serviços públicos em função do feriado da quinta-feira.         
Na maioria das prefeituras é possível que não haja expediente ao público na sexta-feira, conforme prefeitos já cogitam.     
Prefeitos da região estão tomando todas as medidas possíveis para conter gastos e aumentar a arrecadação.       
O mês de dezembro está chegando e as prefeituras precisam fazer o caixa para liquidar 13º salário e quitar contas.