OPINIÃO

min de leitura - #

Tipos de corrupção

​Por Lourival Lino de Sousa, advogado em Apucarana

| Edição de 19 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Tribuna do Norte presta um grande serviço social-educativo quando publica matéria do tipo “Drogas, Novelas e um país corrupto – do prof. Fernando Rizzolo” onde especifica um dos tipos de corrupção: a endêmica. Acredito até mesmo por falta de espaço ou a intenção de deixar para o leitor a busca de outros tipos de corrupção.

A ex-presidente Dilma teria dito que: “a corrupção é uma senhora idosa”. Com isso quis dizer que a corrupção não é coisa só de brasileiro, o que é uma verdade, pois quando se trata de levar vantagem em tudo, não é força de expressão do ex-atleta da Seleção Brasileira, o protagonista da expressão: “levar vantagem em tudo.” Portanto, a corrupção endêmica é a que deve ser melhor discutida, por se tratar de uma questão de “cultura da vantagem aplicada pessoalmente.” 
A corrupção endêmica, por se tratar de uma cultura pessoal, é mais difícil de combater por se tratar de uma “doença interna” do indivíduo. Veja: quem já não recebeu um troco a mais em um supermercado e não devolveu ao caixa a diferença? Quantas pessoas não tentam ou entram no coletivo pela porta de saída para evitar o pagamento da passagem? Isso sem contar o eleitor que aborda o candidato e promete um número x de votos por uma certa quantia? Ou ainda que aceita “mimos” para votar em determinado candidato? E o tradicional diálogo com o policial do trânsito: “autoridade, vamos dividir o prejuízo?” 
Honestamente, quem faz esse tipo de “exame de consciência?” Existem as exceções, reconheça-se, e é por isso que o Brasil ainda tem jeito, é devido as exceções. É uma questão de mudança de atitude. Cultuar os bons costumes: a sinceridade e a honestidade. Ao Político (com “p” maiúsculo) não precisa prometer nada, apenas ser sincero e honesto. Sincero nas suas proposições e honesto na execução dessas mesmas proposições. Esse é o grande mote para se escolher um candidato.
Mas existe um tipo de corrupção endêmica, que tanto corruptos como corruptores, buscam justificativas: “a sonegação de impostos.” O cidadão corrupto tenta justificar o fato de que os impostos estão altos e não traz serviços à altura do valor estipulado. O governo corrupto, tenta justificar o alto custo dos impostos exatamente pela sonegação, se não ganha no valor justo recolhido, aposta no valor alto para compensar a sonegação. O Governo, todos os matizes, não executa os impostos atrasados, pelo fato de que os maiores sonegadores estão na sua base aliada. Isso é endêmico. Além de não executar, ainda proporciona “alívios na cobrança”. Assim é o prêmio para o sonegador. O crime compensa.
Acredito que tenha dado um pálido exemplo do que seja “corrupção endêmica”, que é pior que a Sistêmica. Esta se pode combater com a escolha de candidatos sinceros e honestos, a endêmica é uma questão de psicopatia, ou seja, a falta de empatia – é colocar-se no lugar do outro para analisar a própria ação. Logo é uma doença, até mesmo difícil de diagnosticar, pois o indivíduo tem perfil de normalidade. O psicopata é inteligente, não é nenhum energúmeno. Quem ler o Livro de Peirre Weil[ ] – O Corpo Fala, pode ter uma ideia do efeito comportamental do indivíduo que se encontra à sua frente. A Operação “Lava jato” apontou um sem número de pessoas envolvidas na corrupção endêmica, por isso a operação não pode ser encerrada, pelo fato de que a corrupção endêmica ainda tem muito a desvendar no rastilho dos acontecimentos. Quem acredita que o ex-ministro Palocci apontou tudo o que sabe? E o ex-presidente da Câmara Federal Rodrigo Cunha, perdão, misturei os nomes. Eduardo Cunha, ainda não ofereceu sua delação premiada? Pelo simples fato de que aguarda o melhor momento para apresentar a sua proposta para obter uma vantagem do tipo “liberdade total” daquela concedida aos donos da JBS ou não? Eu disse que o psicopata é inteligente... Quem quiser obter informação sobre corrupção sistêmica pode buscar no Facebook o artigo de Jorge Ifraim: Corrupção Endêmica X Sistêmica, pode ser visto em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152136109824567&set=a.147980804566.98112.621744566&type=1&theater. Confira e tire as suas conclusões, e reflita sobre a “Sinceridade e a Honestidade. Cobre isso de seus candidatos.