COLUNAS

min de leitura - #

Títulos eleitorais duplicados

Editoria de Política

| Edição de 10 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entre 64 milhões de eleitores que já realizaram o cadastramento biométrico no País, a Justiça Eleitoral detectou mais de 25 mil títulos de eleitor duplicados, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cadastramento biométrico começou em 2008 e é um método que permite identificar o eleitor por meio da impressão digital. O objetivo é prevenir fraudes e tornar as eleições mais seguras porque, segundo o TSE, a identificação biométrica impede que um eleitor vote no lugar de outro. Segundo o tribunal, 44% dos eleitores fizeram o cadastro. A meta é concluir o cadastramento até 2022. No total, há 146,3 milhões de eleitores no País. Segundo o secretário Giuseppe Dutra Janino, as duplicidades são identificadas ao se comparar as impressões digitais de novos eleitores cadastrados com as de eleitores cujas digitais já fazem parte da base de dados do TSE. Em um dos casos, uma única pessoa, de Goiás, portava 52 títulos de eleitor.

Empregos O prefeito Beto Preto (PSD) comemorou ontem a divulgação de uma nova pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. “Apucarana se posicionou entre as 100 maiores cidades geradoras de empregos no Brasil e em sétimo lugar no Paraná”, destaca ele, enaltecendo os setores de confecções e construção civil. 

Sivale A notícia da boa performance de Apucarana na geração de empregos, no período de janeiro a agosto deste ano, foi recebida na tarde de ontem. E, por coincidência, no momento em que o prefeito estava reunido com a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale), Elizabete Ardigo. 

Fashion Day A dirigente do Sivale busca o apoio da Prefeitura na realização de mais uma edição do Apucarana Fashion Day. Trata-se de um evento já consolidado como uma das grandes mostras de moda no Paraná. “Trata-se de uma excelente oportunidade para as empresas divulgarem suas marcas, colocando-as em evidência na passarela”, explica Elizabete Ardigo.

Expoagri I A diretora-geral do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, professora Rosi Pimenta, acompanhada do diretor-auxiliar do curso técnico em Meio Ambiente, professor Anderson Bellini, formalizou ontem convite ao prefeito Beto Preto para prestigiar mais uma edição da Expoagri, que acontece de 26 a 28 de outubro, nas dependências da instituição de ensino.

Expoagri II A Expoagri do Colégio Agrícola é um evento anual, onde são apresentados trabalhos práticos vivenciados pelos alunos nas diversas disciplinas. A mostra é aberta à comunidade. Beto Preto lembrou que o Colégio Agrícola de Apucarana está completando 59 anos de atividades e tem seu ensino reconhecido em todo o Paraná. Evento terá trabalhos de 310 alunos.
13º e férias A União dos Vereadores do Brasil (UVB), cujo representante em Apucarana é o vereador Rodolfo Mota (PSD), defende abertamente o pagamento do 13º salário e de férias para vereadores. Segundo a entidade, esse direito – que gera muita polêmica entre os eleitores - está respaldado em uma decisão recente dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Minipresídio I O vereador Luciano Molina (Rede) voltou a cobrar do governo do Estado, na sessão ordinária de ontem, a construção do Centro de Sócioeducação (Cense) ou um outro presídio em Apucarana. Segundo ele, o atual tem capacidade para abrigar 80 presos, mas tem cerca de 300. “É uma bomba que a qualquer momento vai explodir”, disse.

Minipresídio II De acordo com o vereador Luciano Molina, a todo momento e todos os dias a Polícia Militar prende cinco ou mais pessoas e leva para o minipresídio, onde já não cabe mais ninguém. “Nós temos que nos unir e cobrar providências do governo do Estado antes que seja tarde”, alertou.

Fechada A Câmara de Apucarana estará fechada na próxima sexta-feira. O presidente do Legislativo, vereador Mauro Bertoli (DEM), anunciou ontem que decretou ponto facultativo na sexta-feira em função do feriado da quinta. Mas a principal justificativa é o incômodo causado pelas obras de reforma da Casa, que está bastante quebrada.

FPM liberado A primeira parcela de outubro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será creditada hoje na conta das prefeituras. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o repasse é 4,29% menor comparado a igual período do ano passado já computada a inflação. Mas até final do mês o montante repassado poderá ser 18% maior.

Vapt Vupt

Prefeituras de toda a região já estão se preparando para mais um feriadão no próximo final de semana.
Alguns prefeitos admitem decretar ponto facultativo na sexta-feira, mantendo a prefeitura fechada.        
O relator da denúncia contra o presidente Temer, Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), promete entregar parecer hoje.     
A reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal está marcada para as 10 horas de hoje.