COLUNAS

min de leitura - #

Trabalho de Beto Preto

Editoria de Política

| Edição de 10 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac (PDT), representou ontem o prefeito licenciado Beto Preto (PSD) na posse de Ylson Cantagallo (MDB), o Galo – prefeito de Faxinal – como presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). Beto Preto aguarda a sua cessão pelo Governo Federal como médico perito do INSS, para ocupar a função de secretário de Estado da Saúde. “Ele está bastante atarefado, em Curitiba, contribuindo com o governador Ratinho Junior na organização desta importante área de gestão”, informou Junior da Femac. Segundo ele, Beto Preto empreendeu um belo trabalho à frente da Amuvi, tendo como principais feitos a conquista do Plano de Desenvolvimento Regional, elaborado pela Paraná Projetos; e a modernização do estatuto da Amuvi.

Superávit “Vale ressaltar que Beto Preto entrega a Amuvi organizada e com um significativo superávit financeiro, que supera a casa de R$ 300 mil”, ressaltou Junior da Femac, que foi recebido pelos demais prefeitos como novo integrante efetivo da Amuvi na condição de prefeito de Apucarana, embora ainda interino.

Qualidades Ao mesmo tempo, Junior da Femac enalteceu as qualidades do prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo, para comandar a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí a partir de agora. “O Galo representa muito bem o grupo de prefeitos da região e tem boas propostas para fortalecer a Amuvi, principalmente com consórcios e busca de novas parcerias”, assinalou Junior da Femac. 

Mesmice, não O deputado federal Sérgio Souza (MDB) disse ontem na reunião da Amuvi, em Faxinal, que os eleitores optaram nas urnas por mudanças nas eleições de 2018, tanto para o governo federal com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), como para o governo do Estado, com Ratinho Junior (PSD). “Mas a sociedade brasileira não quer a mesmice na política”, disse.

Independência No caso do governo federal, Sérgio Souza disse já ter percebido que o presidente Jair Bolsonaro quer a independência do País nas diversas áreas e também a independência dos municípios na receita e na aplicação dos recursos públicos. Como parlamentar, Souza disse que fará com que isso aconteça, sobretudo defendendo a reforma tributária.

Banco poderoso O ex-governador Orlando Pessuti, também presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), afirmou na reunião da Amuvi, ontem, em Faxinal, que este banco é uma instituição poderosa, que fomenta a economia do Estado e dos municípios. Sendo assim, a Amuvi pode incrementar projetos regionais via BRDE.
Mandato O mandato de Orlando Pessuti como presidente do BRDE termina em março. O mandato é decidido em conjunto pelos governadores dos três estados do Sul. Pessuti informou que o governador Ratinho Junior pediu que ele fique no cargo até final do mandato. Até lá será decidido se ele vai permanecer ou não no comando do banco estatal.

Diretor da Seti O coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), apucaranense Luiz Cezar Kawano, assumiu a direção geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), nomeado pelo governador Ratinho Junior. Kawano possui pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE, MBA em Gestão Estratégica da Inovação pela PUC-PR e graduação em Administração/Comércio Exterior pela Unespar. 

PT e Maduro I O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse ao blog ontem que a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, “perdeu a noção” ao comentar a presença do partido na posse do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. “O PT coonesta com este tipo de regime. Eles têm esta visão: por mais errado que seja, eles apoiam. Perdeu a noção”, disse.

PT e Maduro II Gleisi Hoffmann justificou ao blog ida à posse do chefe de Estado venezuelano porque, segundo ela, Maduro foi eleito dentro das “regras democráticas”. Questionado sobre o fato de o PT ter boicotado a posse de Jair Bolsonaro, Mourão afirmou que “é a dicotomia deles”. “O PT é aquele gurizinho que perde e não joga mais.”

Coeficiente O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou nesta semana no Diário Oficial a Decisão Normativa 173/2019, que confirma o congelamento do coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 129 cidades com redução populacional na última estimativa do IBGE. Em 2019, os coeficientes a serem utilizados para os municípios que teriam perdas serão os mesmos de 2018. 

Vapt Vupt

O novo presidente da Amuvi, prefeito Ylson Cantagallo, já marcou a data da próxima reunião da Amuvi.
A reunião da Amuvi será no dia 15 de fevereiro, às 10 horas, em Cruzmaltina, em local ainda a ser definido.              
A prefeita de Cruzmaltina, Luciana Bueno de Camargo (PSDB), se mostra otimista com os rumos da Amuvi.              
Luciana Bueno faz parte da nova diretoria da associação na condição de integrante do Conselho Fiscal Efetivo.